Sábado – Pense por si

Futebolista condenado por "propaganda terrorista"

06 de abril de 2017 às 13:22
As mais lidas

Deniz Naki, da terceira divisão turca, criticou as operações contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão

Um futebolista curdo nascido na Alemanha foi condenado por um tribunal da Turquia a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por "propaganda terrorista".

Segundo a agência de notícias estatal turcaAnatolia, Deniz Naki, avançado do Amedspor (3ª divisão), foi acusado de "propaganda" por criticar nas redes sociais as operações das forças de segurança turcas contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), tido pelo governo de Ancara como um grupo terrorista.

Naki, sujeito ainda a um período probatório de cinco anos, apelou ainda, no decorrer de uma entrevista, ao fim da luta sangrenta que decorre no sudeste da Turquia, maioritariamente curdo.

A comissão disciplinar da Federação de Futebol da Turquia qualificou esta iniciativa do jogador de "propaganda ideológica" e que tal contraria o "espírito do desporto".

Deniz Naki, de 27 anos, suspenso internamente pelo seu clube e forçado a pagar uma pesada multa, tinha sido absolvido num primeiro julgamento deste mesmo processo em novembro de 2016.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.