Sábado – Pense por si

França prolonga funcionamento de reatores nucleares com mais de 40 anos

Os reatores franceses mais antigos podem continuar a funcionar até ao fim da presente década e dos anos 2030. 

A Autoridade de Segurança Nuclear francesa criou esta quinta-feira condições para prolongar o funcionamento dos mais antigos reatores de França, com 40 a 50 anos, envolvendo o operador EDF, que realizará trabalhos de melhoria da segurança das instalações. 

A entidade que regula a energia nuclear no país publicou a decisão, que já era esperada, sobre os 32 reatores de 900 megawatt (MW), os mais antigos de França que se encontram em funcionamento, na maioria, desde o início da década de 1980.

A Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) fixou as condições para que as instalações possam continuar a funcionar após o "quarto exame periódico" que se verifica em cada década.

Sendo assim os reatores franceses com mais de 40 anos podem continuar a funcionar até ao fim da presente década e dos anos 2030. 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.