Sábado – Pense por si

Explosões em Cabul provocam pelo menos seis mortos e 23 feridos

As três explosões ocorreram nas imediações de um templo frequentado pela minoria xiita na capital do Afeganistão. Ainda nenhum grupo reivindicou o ataque.

Pelo menos seis pessoas morreram e 23 ficaram feridas em três explosões ocorridas nas imediações de um templo frequentado pela minoria xiita em Cabul, no dia em que se celebra o ano novo afegão.

"Até agora, retirámos do local 23 feridos e seis mortos. Os números podem aumentar nas próximas horas", disse à agência de notícias Efe o porta-voz do Ministério da Saúde Pública.

O ataque ocorreu por volta das 09h30 (05h00 em Lisboa) na estrada da Universidade de Cabul, perto do templo Kart-e-Sakhi, onde foram detonados três artefactos explosivos improvisados (IEDs), disse à Efe o porta-voz da polícia local, Basir Mujahid.

Nenhum grupo reivindicou o ataque.

Há precisamente um ano, um atentado suicida no mesmo local da capital afegã, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, causou mais de 30 mortos e 65 feridos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.