Sábado – Pense por si

EUA: Empresa de velas responsabilizada pela morte de oito trabalhadores durante tornado

17 de dezembro de 2021 às 09:41
As mais lidas

Sobreviventes de um tornado que destruiu a fábrica apresentaram uma queixa contra a empresa, por recusar a saída dos funcionários antes da intempérie.

Os sobreviventes de um tornado que destruiu uma fábrica de velas no Kentucky, nos Estados Unidos, causando a morte a oito trabalhadores, apresentaram uma queixa contra a empresa, por recusar a saída destes antes da intempérie.

O processo, que deu entrada num tribunal estatal na noite de quarta-feira, acusa a empresa de violar os padrões de segurança e saúde no local de trabalho, ao manter os funcionários em serviço apesar do risco de morte ou ferimento.

Os trabalhadores que apresentaram queixa pedem indemnizações e uma condenação para a Mayfield Consumer Products.

O porta-voz da empresa da cidade de Mayfield, no Estado do Kentucky, referiu que os funcionários eram livres de saírem do emprego a qualquer momento e negou que tenham sido ameaçados de retaliações caso deixassem a fábrica.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, o CEO da empresa, Troy Propes, revelou que será contratada "uma equipa de especialistas independentes" para rever as decisões tomadas por gerentes e funcionários até ao momento em que o tornado atingiu a fábrica.

O responsável manifestou ter confiança que "os líderes da equipa de trabalho agiram de maneira totalmente adequada e foram heroicos nos esforços para salvar os funcionários".

Segundo é relatado no processo, a fábrica teve "até três horas e meia antes que o tornado atingisse o local de trabalho para permitir que os funcionários saíssem, como medida de segurança".

Os trabalhadores sobreviventes acusam a empresa de uma "evidente indiferença aos diretos" dos trabalhadores ao recusar a permitir a saída atempada, pode ler-se.

Mais de 100 pessoas estavam a trabalhar em encomendas de velas quando o tornado destruiu as instalações e devido aos danos, inicialmente pensou-se que pudessem ter havido mais mortes do que as oito que se registaram.

Pelo menos 89 pessoas morreram nos vários Estados norte-americanos devastados por tornados na sexta-feira.

Comunidades inteiras encontram-se de luto devido às mortes e as autoridades referiram que 74 pessoas morreram no Estado do Kentucky.

O governador deste Estado, Andy Beshear, alertou que o número de vítimas mortais pode subir.

Mais de 40 tornados devastaram, no final da última semana, o Kentucky e sete outros Estados, deixando ainda milhares de pessoas desalojadas ou sem energia elétrica.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.