Sábado – Pense por si

Estudante libertado pela Coreia do Norte chega aos EUA

14 de junho de 2017 às 08:29
As mais lidas

Pais afirmam que jovem está em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo

O estudante norte-americano Otto Warmbier, libertado pela Coreia do Norte depois de ser condenado, no ano passado, a 15 anos de trabalhos forçados por ter roubado um cartaz num hotel, chegou na terça-feira ao estado do Ohio.

O avião que transportava Otto Warmbier chegou pelas 22:20 de terça-feira (03:20 de hoje em Lisboa) a um aeroporto em Cincinnati, de onde foi levado para o hospital. Segundo os pais, o jovem de 22 anos está em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse ainda que está a trabalhar para a libertação de outros três cidadãos norte-americanos detidos na Coreia do Norte.

Otto Warmbier foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados pelo Supremo Tribunal norte-coreano em Março do ano passado, depois de ter admitido ter roubado um cartaz decorado com uma palavra de ordem de cariz político num hotel em Pyongyang, onde estava hospedado, no âmbito de uma digressão em Janeiro de 2016.

O jovem foi acusado de "actividades hostis" e conspiração contra a unidade da Coreia do Norte.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.