Sábado – Pense por si

Estado Islâmico confirma morte de um dos principais líderes

13 de julho de 2016 às 21:52
As mais lidas

Omar, o tchetcheno era conhecido pela sua crueldade e foi uma dos principais especialistas militares do grupo extremista, sendo considerado um "ministro de guerra"

O grupo extremista Estado Islâmico confirmou esta quarta-feira a morte de Omar, o tchetcheno, um dos seus principais líderes, segundo a agênciaAmaq, ligada àquela organização radical. Citando uma "fonte militar", a Amaq noticiou queAbu Omar al-Shishani foi morto na "cidade de Chargat quando participava numa batalha na cidade de Mossul", o bastião do grupo extremista no norte do Iraque.

Conhecido pela barba vermelha, Omar, o tchetcheno tinha como verdadeiro nome Tarkhan Tayumurazovich Batirashvili. Era conhecido pela sua crueldade e foi uma dos principais especialistas militares do grupo extremista, sendo considerado um "ministro de guerra". 

Os EUA tinham confirmado a sua morte em Março durante um bombardeamento da coligação internacional, mas, na altura, o Observatório dos Direitos Humanos Sírio disse que Omar estava "clinicamente morto" com suporte artificial de vida.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.