Sábado – Pense por si

Cristiano Ronaldo vale menos 40 milhões do que Messi

18 de abril de 2016 às 15:23
As mais lidas

Conclusão vem de um estudo da Universidade Politécnica de Valência, que teve em conta as estatísticas dos jogadores, bem como os valores gerados por ambos

Um estudo da Universidade Politécnica de Valência (UPV) avaliou em 101 milhões de euros (ME) uma hipotética transferência do futebolista internacional português Cristiano Ronaldo, menos 40 ME do que a do rival argentino Lionel Messi.

O estudo, que será objecto de análise de um curso na UPV, com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, teve em consideração múltiplas variáveis para atingir a soma de 101 ME para o avançado do Real Madrid e de 141 ME para o do Barcelona.

Os professores da universidade valenciana tiveram em conta o número de golos por jogo marcados pelos dois jogadores, de assistências, de cartões amarelos e vermelhos e as receitas geradas em produtos relacionados pelos dois jogadores comercializados pelos respectivos clubes.

Na componente estritamente desportiva, foram avaliados os números de Ronaldo e Messi durante a época 2014/2015 e na actual na liga espanhola, Taça do Rei de Espanha, Supertaça espanhola, Mundial de clubes e Liga dos Campeões.

O argentino é o actual detentor da Bola de Ouro, que distingue o melhor futebolista mundial do ano anterior, troféu que conquistou por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), contra três do português (2008, 2013 e 2014)

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.