Sábado – Pense por si

Covid-19: EMA autoriza duas vacinas adaptadas à variante Ómicron

As vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, na versão atualizada e adaptada para proteção também contra a variante ómicron, são recomendadas para reforço da vacinação de pessoas a partir dos 12 anos, na União Europeia (UE).

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) recomendou esta quinta-feira a autorização de duas vacinas adaptadas para reforçar a proteção contra a covid-19, nomeadamente a variante Ómicron do vírus.

As vacinas Cominarty (Pf izer/BioNTech) e a Spikevax (Moderna), na versão atualizada e adaptada para proteção também contra a variante ómicron, são recomendadas para reforço da vacinação de pessoas a partir dos 12 anos, na União Europeia (UE).

"Iremos agora proceder a uma autorização acelerada destas vacinas para assegurar que possam ser rapidamente implantadas em toda a UE", garantiu, em comunicado, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

A covid-19 é uma doença respiratória que se tornou numa pandemia em 11 de março de 2020, depois de o SARS-CoV-2, vírus detetado em finais de 2019 na China, se ter disseminado rapidamente pelo mundo.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.