Sábado – Pense por si

Covid-19: EMA autoriza duas vacinas adaptadas à variante Ómicron

Lusa 01 de setembro de 2022 às 14:36
As mais lidas

As vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, na versão atualizada e adaptada para proteção também contra a variante ómicron, são recomendadas para reforço da vacinação de pessoas a partir dos 12 anos, na União Europeia (UE).

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) recomendou esta quinta-feira a autorização de duas vacinas adaptadas para reforçar a proteção contra a covid-19, nomeadamente a variante Ómicron do vírus.

As vacinas Cominarty (Pf izer/BioNTech) e a Spikevax (Moderna), na versão atualizada e adaptada para proteção também contra a variante ómicron, são recomendadas para reforço da vacinação de pessoas a partir dos 12 anos, na União Europeia (UE).

"Iremos agora proceder a uma autorização acelerada destas vacinas para assegurar que possam ser rapidamente implantadas em toda a UE", garantiu, em comunicado, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

A covid-19 é uma doença respiratória que se tornou numa pandemia em 11 de março de 2020, depois de o SARS-CoV-2, vírus detetado em finais de 2019 na China, se ter disseminado rapidamente pelo mundo.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.