NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Os riscos associados à pandemia não desapareceram completamente, até porque o progresso da vacinação tem permanecido lento em muitas partes do mundo", disse o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.
O Banco Central Europeu (BCE) afirmou esta quarta-feira que o ritmo lento da vacinação contra a covid-19 em algumas partes do mundo pode ameaçar a estabilidade financeira, apesar de a recuperação económica estar já bem encaminhada.
A recuperação económica em curso, com uma atividade empresarial sustentada na zona euro, "reduziu muitos dos nossos piores receios sobre cicatrizes económicas e o aumento do risco de incumprimento de crédito" na sequência da covid-19, afirma a instituição no Relatório Semestral de Estabilidade Financeira.
Mas "os riscos associados à pandemia não desapareceram completamente, até porque o progresso da vacinação tem permanecido lento em muitas partes do mundo", disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, no preâmbulo do documento.
O vírus continua a propagar-se e a epidemia está a recrudescer na Europa, com um novo recorde de contágios de mais de 52.000 novos casos na Alemanha esta quarta-feira, enquanto a França ultrapassou a marca dos 20.000 na terça-feira.
Assim, com as perturbações esperadas no mercado de trabalho e na procura, "a pandemia continua a ser um dos principais riscos para o crescimento económico futuro", advertiu o BCE.
Para completar o quadro de ameaças à economia, o documento aponta para "pressões sobre a cadeia global de abastecimento e aumento dos preços da energia" que também constituem um desafio para as "perspetivas de inflação", a referência sobre a qual o BCE baseia a sua política monetária.
Após a conclusão da conferência climática COP26, na semana passada, o BCE apela finalmente a uma "ação concertada e atempada" em matéria de alterações climáticas que limite os riscos para o sistema financeiro.
Covid-19: BCE avisa que ritmo lento da vacinação pode ameaçar estabilidade financeira
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.