O volume de bens transaccionados alcançou um valor de 2.490 milhões de euros
O volume de trocas comerciais entre as duas Coreias cresceu até atingir um nível recorde em 2015 apesar da degradação das relações entre os dois países, segundo dados fornecidos hoje pela principal associação de empresas exportadoras sul-coreanas.
O volume de bens transaccionados alcançou cerca de 2.710 milhões de dólares (cerca de 2.490 milhões de euros) no ano passado, mais 15,8% em relação a 2014 e o valor mais alto desde que se faz a recolha destes dados, segundo o relatório apresentado hoje pela Associação de Comércio Internacional da Coreia (KITA).
As exportações sul-coreanas cresceram 11%, até aproximadamente 1.260 milhões de dólares (cerca de 1.160 milhões de euros), enquanto as importações provenientes da Coreia do Norte aumentaram cerca de 20,3% até aos 1.450 milhões de dólares (cerca de 1.330 milhões de euros).
O volume das trocas comerciais das duas Coreias superou pela primeira vez os mil milhões de dólares em 2005, pouco depois da entrada em funcionamento do parque industrial conjunto de Kaesong (na imagem), símbolo da era (1998-2007) de maior cooperação e aproximação até à data entre ambos os países.
Em 2012 o valor quase duplicou até aos 2 mil milhões, embora desde a chegada dos conservadores ao Governo sul-coreano, em 2008, os volumes anuais de trocas tenham registado grandes variações devido à instabilidade das relações bilaterais.
No entanto, tal como é apontado pelo relatório de KITA, o comércio bilateral cresceu fortemente em 2015, apesar do elevar das tensões entre as duas Coreias, especialmente durante o verão, quando os exércitos de ambos os países chegaram a trocar fogo de artilharia na fronteira.
As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, já que o conflito que as opôs, entre 1950 e 1953, terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.
Comércio entre as duas Coreias atinge valor recorde em 2015
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.