Sábado – Pense por si

Começa instrução do processo dos vistos gold

Antigos quadros dirigentes da Administração Pública, empresários, cidadãos chineses e empresas estão entre os 17 arguidos

Inicia-se hoje a instrução do processo dos vistosgold, que implica o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, o antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo e o ex-director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Manuel Jarmela Palos, entre outros 14 arguidos. Nesta fase, as testemunhas serão inquiridas. A 15 e 16 de Março, ocorre o debate instrutório. 

A instrução do processo foi pedida por quatro arguidos: Xia Baoling (de nacionalidade chinesa); pelo ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo; por João Salgado, administrador ligado à Coimbra Editora; e por um outro arguido. Começa quatro meses depois da acusação e após a tradução dos autos para mandarim, explica a agência Lusa. Só deste modo é que os arguidos chineses (Zhu Xiaodong, Zhu Bao e Xia Baoling) foram bem informados da sua acusação.

O juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, está à frente do processo. O ex-ministro Miguel Macedo foi acusado de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e um crime de tráfico de influência.

António Figueiredo é acusado de 12 crimes: quatro de corrupção passiva, dois de recebimento indevido de vantagem, um de peculato de uso, três de tráfico de influência, um de prevaricação e um de branqueamento de capitais.

Manuel Jarmela Palos foi acusado de um crime de corrupção passiva e dois de prevaricação.

No total, foram acusados 17 arguidos, incluindo um empresário angolano e quatro empresas.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.