A curta-metragem é disponibilizada em "mais de 30 cinemas de nove exibidores", com a possibilidade de ver o filme em espaços de Norte a Sul do país, bem como nas ilhas.
O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, e que está nomeado para os Óscares, estreia-se hoje nos cinemas portugueses, numa iniciativa pouco usual em Portugal, dedicada a uma curta-metragem.
DR
A distribuidora refere, em comunicado, que a curta-metragem é disponibilizada em "mais de 30 cinemas de nove exibidores", com a possibilidade de ver o filme em espaços de Norte a Sul do país, bem como nas ilhas.
Assim, o filme vai ser exibido desde Viana do Castelo a Faro, passando pelo Funchal e Ponta Delgada, assim como por salas de cinemas em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu, entre outras.
"Ice Merchants", com 14 minutos de duração, é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.
O filme, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.
"Comecei este filme como filme de escola, comecei a fazê-lo no meu quarto pequeno de Londres, nunca imaginei que poderia tomar este tipo de proporções. Foi uma surpresa muito agradável. Foram dois anos de trabalho, é muito gratificante, obviamente, sermos valorizados", recordou o realizador à agência Lusa em janeiro passado, quando foi nomeado para os Óscares.
"Ice Merchants", que soma dezenas de prémios internacionais, é um dos filmes candidatos ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
João Gonzalez está atualmente em Los Angeles, Califórnia, para dar a conhecer o filme nas semanas que antecedem a cerimónia dos Óscares, a 12 de março.
Na segunda-feira passada, João Gonzalez e Bruno Caetano participaram no tradicional almoço e fotografia de grupo com os nomeados da edição deste ano dos Óscares.
De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o calendário de exibições de "Ice Merchants" em contexto de festival continua a crescer: Este mês, o filme estará em dois festivais na Bélgica, em março vai estar no festival Monstra, em Lisboa, no South by Southwest, no Texas (EUA) e ainda nos Países Baixos, Canadá, França e Espanha.
Antes dos Óscares, no próximo dia 25 "Ice Merchants" ficará a saber se vence o prémio de melhor curta-metragem nos Annie, para o qual está nomeado nos Estados Unidos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.