"Emilia Pérez" e "O Brutalista" lideram corrida aos Óscares
Filme francês conta com 13 nomeações, logo seguido de "O Brutalista" com 10. Fernanda Torres e o "Ainda Estou Aqui" também estão nomeados. Cerimónia realiza-se a 2 de março, em Los Angeles.
Filme francês conta com 13 nomeações, logo seguido de "O Brutalista" com 10. Fernanda Torres e o "Ainda Estou Aqui" também estão nomeados. Cerimónia realiza-se a 2 de março, em Los Angeles.
Por causa dos incêndios que devastaram um vasto território da Califórnia, também muitas estreias cinematográficas foram canceladas ou adiadas.
Anúncio estava marcado para 17 de janeiro, mas por causa dos incêndios foi adiado dois dias. Votações também são prolongadas por dois dias e terminam a 14 de janeiro.
Filme candidato por Portugal conhecido a 11 de setembro.
Entre 2 e 4 de julho, o cinema lisboeta vai exibir as "curtas" que mais se destacaram por todo o mundo no último ano, vencedoras de prémios como os Óscares, Goya, BAFTA, Sophia e Magritte.
Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.
A complexidade das relações familiares, a história americana, o feminismo de "Barbie" ou futurismo com Emma Stone: estes são os nossos filmes do ano.
"Mal Viver" foi o mais votado pelos membros da academia, entre quatro que estavam a votos: o díptico "Mal Viver" e "Viver Mal",de Canijo, "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra, e "Nayola", longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro.
Do espetáculo de dança "Se Desta Janela, Debruçando-me", de Paulo Brandão a teatro, cinema e música, foi revelada esta sexta-feira a programação do bracarense Theatro Circo até ao final do ano.
Já são conhecidos os quatro filmes na "shortlist" da candidatura portuguesa a Melhor Filme Internacional dos Óscares. Até hoje, nunca uma longa-metragem nacional chegou à nomeação.
No terraço, no parque ou no jardim, as noites de verão convidam a filmes na rua. De aventura, drama, romance, comédia ou animação, há, até ao fim de agosto, opções para todos os gostos e idades.
Concertos de jazz gratuitos em Matosinhos, um histórico da soul em Cascais, um festival de cinema em Vila do Conde, um "rooftop festival" em Faro e teatro em Lisboa e Porto: é só marcar na agenda.
Até fim de agosto, vai ser um fartote de cinema, com comédias, filmes de ação e terror, animações para ver com os miúdos, thrillers e cinema português. Fizemos uma seleção para organizar já a agenda.
"Os demónios do meu avô", do português Nuno Beato, também venceu a Competição Internacional de Cinema Infantil, enquanto a curta-metragem "Ice Merchants", de João Gonzalez, foi distinguida com o Prémio do Público e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, recebeu uma menção especial.
Ice Merchants conta a história de um pai e um filho que vivem numa casa suspensa num penhasco e que, todos os dias, têm de saltar de paraquedas para a vila onde vendem o gelo que apanham. Esta foi a primeira nomeação portuguesa para os Óscares.
Cerimónia de entrega dos Óscares realiza-se na madrugada deste domingo.