Sábado – Pense por si

Breivik faz saudação nazi antes de início de julgamento

15 de março de 2016 às 09:24
As mais lidas

O radical de extrema-direita que matou 77 pessoas na ilha norueguesa de Utøya, em 2011, fez a saudação nazi no início do processo contra o Estado, que acusa de tratamento degradante

O radical de direita Anders Behring Breivik, autor do massacre que fez 77 mortes na Noruega, em 2011, fez uma saudação nazi no início do processo contra o Estado, que acusa de tratamento desumano e degradante na prisão.

Depois de ter entrado no pretório, um ginásio da prisão de Skien, no sul da Noruega, transformado para a ocasião, Breivik voltou-se por instantes para os jornalistas e, em seguida, estendeu o braço direito, sem pronunciar uma única palavra, segundo a agência noticiosa AFP.

Desde que foi condenado a 21 anos de prisão – prorrogáveis de forma indefinida – em 2012, Breivik, de 37 anos, tem estado num estabelecimento de segurança máxima. Primeiro, na prisão de Ila, a oeste de Oslo, e agora em Skien, ao sul da capital.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.