Sábado – Pense por si

Bitcoin ultrapassa pela primeira vez os 95 mil dólares

Desde a vitória de Trump nas presidenciais, no dia 6 de novembro, a criptomoeda regista uma valorização superior a 35%.

Abitcoin, a criptomoeda mais utilizada, ultrapassou hoje, pela primeira vez, a marca dos 95 mil dólares (90 mil euros), com o mercado a prever que o presidente eleito dos EUA implemente legislação menos restritiva.

REUTERS/Kevin Wurm/File Photo

A maior criptomoeda por capitalização atingiu um novo máximo de 95.004,50 dólares (90.077,3 euros) por volta das 01:24 (hora de Lisboa).

Desde a vitória de Trump nas presidenciais, no dia 6 de novembro, a criptomoeda regista uma valorização superior a 35%.

"Obitcoinestá a caminho de uma avaliação fenomenal de 100 mil dólares [95 mil euros], impulsionado pela crescente confiança de que a administração Trump inaugurará uma era favorável à criptografia, e os especuladores estão a unir-se por trás desta narrativa, alimentando o frenesim" do mercado, observou hoje Stephen Innes, analista da consultoria SPI Asset Management.

Entre as medidas esperadas pelo setor das criptomoedas, está a criação de uma reserva estratégica nos Estados Unidos, composta maioritariamente por bitcoins apreendidas pela justiça, algo que poderá levar outros países a conceder mais legitimidade a esta moeda virtual.

Para o constituir, o Governo norte-americano comprometer-se-ia a não vender mais as bitcoins já na sua posse, principalmente apreendidos no âmbito de processos judiciais.

O presidente eleito prometeu ainda aliviar drasticamente as regulamentações sobre o setor da moeda digital, certificando que faria dos Estados Unidos "a capital mundial da bitcoin e das criptomoedas".

Em particular, prometeu substituir Gary Gensler, o chefe do regulador dos mercados financeiros americanos, a SEC, que tem sido acusado pelos investidores em criptomoedas de ter uma abordagem repressiva ao setor.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.