Sábado – Pense por si

Benfica bate Tondela por 5 bolas a 1

Pizzi e Jonas bisaram na partida. Salvio também marcou. Do lado do Tondela, golo foi de Tyler Boyd.

O Benfica goleou hoje o Tondela por 5-1, em partida da 15.ª jornada da I Liga de futebol, disputada em Tondela, mostrando que não saiu afetado pela eliminação da Taça de Portugal durante a semana.

Pizzi (17 e 45+1 minutos), que esteve bastante ativo no jogo, e Jonas (60 e 78) 'bisaram' na partida, na qual Salvio também marcou (26). O Tondela ainda reduziu por Tyler Boyd (75).

Com este resultado, o Benfica continua a três pontos do Sporting, líder do campeonato, e alcançou o FC Porto no segundo lugar, apesar de os 'dragões' só jogarem na segunda-feira, na receção ao Marítimo.

O Tondela até entrou melhor no jogo, com duas ameaças à baliza de Bruno Varela, aos dois e quatro minutos, mas os 'encarnados' foram crescendo na partida e Salvio ameaçou aos 12 minutos, num remate que o guarda-redes Cláudio Ramos segurou a dois tempos.

Cinco minutos depois, Pizzi abriu o marcador e estreou-se a marcar esta época, dando seguimento a um cruzamento rasteiro da direita de André Almeida.

A partir daqui, o Benfica soltou-se mais e, com o Tondela mais 'encolhido' no terreno, chegou ao segundo golo aos 26 minutos, num cabeceamento de Salvio, após cruzamento da esquerda de Grimaldo.

Mais perto do intervalo, a equipa de Rui Vitória voltou a estar perto do golo, mas Jonas bateu mal na bola, que saiu ao lado do poste da baliza defendida por Cláudio Ramos.

O terceiro golo surgiu no primeiro minuto de descontos, com Pizzi a 'bisar', depois de um toque de Salvio a fazer passar a bola por cima da defesa do Tondela.

A equipa 'auriverde' iniciou o segundo tempo com mais agressividade, desenvolvendo jogadas de ataque junto da área 'encarnada', mas foi o Benfica a dilatar a vantagem aos 60 minutos, por Jonas, num canto estudado, em que Grimaldo serviu o avançado brasileiro.

O Benfica voltou a dominar completamente o jogo e foi nesse período que o Tondela reduziu, aos 75 minutos, numa jogada em que Heliardo aproveitou uma perda de bola para rematar para defesa de Bruno Varela, mas a bola sobrou para Tyler Boyd, que empurrou para a baliza.

A equipa da casa teve pouco tempo para saborear o golo, já que, três minutos depois, Jonas apontou o quinto golo do Benfica, depois de assistido por Pizzi.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.