Sábado – Pense por si

Autárquicas: Campanha eleitoral decorre entre 19 e 29 de Setembro

Partidos, autarquias e municípios defenderam que a data das eleições autárquicas deveria ser fixada a 1 de Outubro

A campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas realiza-se entre 19 e 29 de Setembro, segundo a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais.

O Governo marcou hoje as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de Outubro.

De acordo com o artigo 47.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, "o período da campanha eleitoral inicia-se no 12.º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições".

Esta semana, o primeiro-ministro, António Costa, recebeu os partidos com representação parlamentar, bem como a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) sobre a data das eleições autárquicas, tendo todos defendido que as eleições locais se deveriam realizar no dia 1 de Outubro.

Ainda segundo a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, a data das autárquicas é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.

A lei estabelece ainda que as eleições terão de realizar-se a um domingo ou em dia de feriado nacional, entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro.

Em 2013, o anterior Governo marcou a 13 de Junho as eleições para 29 de Setembro.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.