Sábado – Pense por si

Apreensão recorde de droga nos Açores

29 de maio de 2015 às 17:07
As mais lidas

Os cinco detidos, nenhum deles português, têm idades compreendidas entre os 29 e os 54 anos

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira a maior apreensão de sempre de cocaína nos Açores, mais de uma tonelada, e a detenção de cinco homens, suspeitos de transportarem a droga num veleiro, também apreendido.

 

A operação decorreu nos últimos dias, tendo sido detidos cinco cidadãos de nacionalidade estrangeira, segundo a PJ.

 

Além do veleiro, onde a droga era "transportada de forma dissimulada", foram apreendidos 1.150 quilogramas de cocaína.

 

"Trata-se da maior operação de cocaína que já ocorreu no Arquipélago dos Açores", informou a PJ em comunicado.

 

A operação, desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, decorreu na ilha do Faial e inscreveu-se "num quadro mais vasto de identificação, combate e desmantelamento de redes criminosas organizadas" que têm usado este modo de actuar para transportar a droga até à Europa, lê-se no documento.

 

O trabalho de investigação foi articulado com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e no local da apreensão a PJ teve a colaboração de meios humanos e materiais da Polícia Marítima do Comando da Horta.

 

Os detidos têm idades compreendidas entre os 29 e os 54 anos e vão ser presentes hoje a tribunal para primeiro interrogatório para aplicação das medidas adequadas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.