Sábado – Pense por si

Acordo de livre comércio: França pede suspensão de negociações

A Greenpeace revelou documentos confidenciais que mostram a relutância de Washington em fazer concessões

As negociações sobre o acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia devem ser suspensas devido à relutância de Washington fazer concessões, disse hoje o secretário de Estado do Comércio Externo francês.

"Tendo em conta o estado de espírito dos Estados Unidos hoje, essa parece ser a opção mais provável", disse hoje Matthias Fekl, quando questionado sobre se as negociações, que começaram em 2013, teriam de parar.

Na segunda-feira, a Greenpeace divulgou através da Internet 248 documentos confidenciais referentes às negociações do Acordo de Livre Comércio e Investimento Transatlântico. Segundo a organização ambientalista, o rascunho oficial das conversações indica que os Estados Unidos estão empenhados em interferir directamente nos processos de decisão na Europa, ao nível da União Europeia e também junto de cada país.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.