Sábado – Pense por si

Poluição: 40% dos veículos não podem circular na Cidade do México

03 de maio de 2016 às 08:34
As mais lidas

Alerta de poluição atmosférica vai afectar a vida na cidade onde cerca de 5,5 milhões de veículos circulam habitualmente

A Cidade do México emitiu na segunda-feira um novo alerta de poluição atmosférica, o que significa que 40% dos veículos não poderão hoje circular e que as indústrias terão de cortar emissões.

Osmog na cidade de mais de 20 milhões de habitantes piorou em Março, levando as autoridades a emitir os primeiros alertas numa década e a impor restrições ao trânsito.

As novas regras obrigam a que um em cada cinco carros fique fora das estradas diariamente, mas o alerta emitido na segunda-feira fará duplicar a proibição hoje. Cerca de 5,5 milhões de veículos circulam habitualmente na cidade.

A Comissão Ambiental da Megalópole, que inclui autoridades da capital e de estados circundantes, ordenou que as empresas de cimento, químicas, farmacêuticas, de petróleo e energia reduzam as emissões até 40%.

O alerta surgiu após os níveis de ozono chegarem aos 161 pontos, acima do limite dos 150.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.