A GNR adianta ainda que, durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação Páscoa 2023 entre 6 e 9 de abril, fiscalizou 25.204 condutores, dos quais, 362 conduziam com excesso de álcool.
A operação Páscoa 2023 da GNR registou entre quinta-feira e domingo um total de 14 mortos em mais de 800 acidentes nas estradas, segundo dados provisórios.
Duarte Roriz/Correio da Manhã
De acordo com a informação disponível no 'site' da GNR, até às 24h de domingo registaram-se 802 acidentes, que provocaram 14 mortos, 27 feridos graves e 267 feridos leves.
Em comunicado, a GNR adianta ainda que, durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação Páscoa 2023 entre 6 e 9 de abril, fiscalizou 25.204 condutores, dos quais, 362 conduziam com excesso de álcool. Destes, 227 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
Foram ainda detidas 85 pessoas por conduzirem sem habilitação legal, acrescenta.
Das 4.565 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 2.679 por excesso de velocidade, 384 por falta de inspeção periódica obrigatória, 123 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 130 por uso indevido do telemóvel durante a condução, 239 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças e 157 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A Operação Páscoa 2023 da GNR, que arrancou na quinta-feira, vai estender-se até terça-feira.
Esta operação visa a segurança e a proteção das pessoas, pelo que vai além da fiscalização rodoviária, sendo o esforço da GNR também orientado para os locais de festividades e suas imediações, assim como zonas residenciais e comerciais, dando especial atenção às "vias de circulação rodoviárias mais críticas".
A GNR aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva dos condutores, para que o período festivo seja passado em segurança.
Para que as deslocações nesta época festiva sejam feitas em segurança, a GNR apela aos condutores para adequarem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário e evitarem manobras que possam prejudicar o trânsito ou originar acidentes.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.