Sábado – Pense por si

Museu Berardo celebra 8º aniversário

A programação começa na quinta-feira, 25 de Junho, e estende-se até 5 de Julho

OMuseu Colecção Berardo, em Lisboa, faz oito anos nesta quinta-feira, 25 de Junho, e assinala a data com uma programação que se estende até 5 de Julho. Esta inclui uma feira do livro, actividades educativas e um desafio para fotografar o museu vazio.

Na sexta-feira, às 10h, decorre o colóquio "O que é a Arte?", com entrada livre, organizado pelo museu e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem como oradores Nigel Warburton, Pedro Lapa, Katia Hay, Elisabete M. de Sousa, Leonel Moura, Ana Baptista, Carlos João Correia, António Lopes e Markus Gabriel.

No sábado, 26instagramers vão fotografar o museu vazio de visitantes, entre as 19h e as 21h, colocando as imagens online logo de seguida.

Actualmente, são cinco as exposições que pode visitar no Museu Colecção Berardo, todas elas com entrada gratuita: "Colecção Berardo 1900-1960", "Colecção Berardo 1960-1980", "O Olhar do Coleccionador/The Collector's Eye", "NOVO BANCO Photo 2015", e "Your body is my body - o teu corpo é o meu corpo. Colecção de Cartazes Ernesto de Sousa".

O museu, que tem um acervo composta por1084 obras de 563 artistas, já realizou, ao longos destes oito anos, 75 exposições e foi visitado por mais de cinco milhões de pessoas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.