Secções
Entrar

Vladimir Putin quer mundo unido contra o terrorismo

09 de maio de 2017 às 11:48

O presidente russo assegurou que a Rússia pode derrotar qualquer agressor

O presidente russo, Vladimir Putin, apelou esta terça-feira ao mundo para se unir no combater contra o terrorismo e assegurou que a Rússia pode derrotar qualquer agressor. O discurso foi proferido por ocasião do 72.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

A Rússia celebrou o Dia da Vitória, que assinala a derrota da Alemanha nazi em 1945, com uma parada militar na praça Vermelha, entre outras iniciativas.

"As lições da guerra obrigam-nos a permanecer em alerta e as forças armadas da Rússia são capazes de repelir qualquer eventual agressão", afirmou Putin, que presidia à parada.

"A situação actual obriga-nos a aumentar a nossa capacidade de defesa para conduzir um combate eficaz contra o terrorismo, o extremismo, o neo-nazismo e outras ameaças, é necessário consolidar toda a comunidade internacional", adiantou.

A Rússia está "aberta a uma tal cooperação", insistiu Putin, assegurando que Moscovo estará "sempre do lado das forças da paz e dos que escolhem o caminho de uma parceria de igual para igual".

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - União Soviética -, da qual a Rússia é herdeira, perdeu perto de 27 milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. A vitória de 1945 foi elevada ao nível de mito fundador do patriotismo e da grandeza russa.

"Esta tragédia monstruosa não foi impedida de início porque a ideologia criminosa da superioridade racial foi tolerada, devido à desunião dos grandes países", referiu o presidente russo, adiantando: "não havia e não há qualquer força que possa conquistar o nosso povo".

"Nunca esqueceremos que a liberdade da Europa e a tão esperada paz no mundo foram ganhas nomeadamente pelos nossos pais, os nossos avós e os nossos bisavós", disse.

A parada militar do Dia da Vitória é também uma oportunidade para exibir o poderio militar russo, ao qual o país dedica somas importantes.

Desfiles militares realizaram-se igualmente noutras cidades russas, tendo sido ainda organizada uma cerimónia na base aérea de Hmeimim, na Síria, cujo presidente é apoiado por Moscovo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela