Secções
Entrar

Ucrânia: Petição propõe mudar nome de Rússia para Moscóvia, Kremlin responde com “Reino de Porcos”

Lusa 11 de março de 2023 às 13:08

Volodymyr Zelensky indicou este sábado que a questão levantada na petição "requer um exame minucioso a nível do contexto histórico e cultural e tendo em consideração as possíveis consequências jurídicas internacionais".

O presidente ucraniano vai estudar uma petição eletrónica com 25.000 assinaturas que sugere alterar oficialmente o nome de "Rússia" por "Moscóvia", proposta rejeitada pelo Kremlin, que retaliou e propôs mudar o nome de Ucrânia para "Reino de Porcos".

Segundo a agência noticiosa ucraniana Unian, o autor da petição sustenta que o nome histórico da Rússia é Moscóvia, pelo que defende também substituir as palavras "russo" por "moscovita" e "Federação Russa" por "Federação de Moscovo".

"Este nome foi usado na Europa e em algumas línguas asiáticas. Em muitos mapas históricos dos séculos XVI e XIX, que foram feitos na Europa antes e depois da mudança do nome do reino de Moscovo para o Império Russo, também aparece este nome", argumenta-se na petição.

O autor também aponta que a Rússia existe há 301 anos, desde 22 de outubro de 1721, quando o czar Pedro I de Moscovo proclamou o reino moscovita como 'Império Russo'.

Volodymyr Zelensky indicou este sábado que a questão levantada na petição "requer um exame minucioso a nível do contexto histórico e cultural e tendo em consideração as possíveis consequências jurídicas internacionais".

O Presidente ucraniano acrescentou que encarregou o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, para analisar e aprofundar a questão junto das instituições científicas.

A proposta de Kiev foi duramente criticada pelo ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, que, na conta pessoal da rede social Telegram, "aconselhou" a Ucrânia a mudar de nome para "Reino de Porcos", "seguidores do nacionalista ucraniano e colaboracionista nazi Stepan Bandera".

"O supremo comando nazi de Kiev encarregou-se de estudar a questão da mudança do nome da Rússia para Moscóvia. Bom, o que dizer? Qual a nossa resposta? Claro que não Jojliandia (apelido pejorativo para os ucranianos). E muito menos Malorrossiya. Apenas Schweinisch Bandera - Reich (Reich dos porcos seguidores de Bandera", publicou Medvedev no Telegram.

Bandera, considerado por Kiev como um herói nacional, liderou um movimento nacionalista durante a Segunda Guerra Mundial que esteve por trás do assassínio de cerca de 100.000 civis de etnia não ucraniana na Volhynia e colaborou com as forças de ocupação da Alemanha nazi, pelo que é bastante odiado tanto na Polónia como na Rússia.

O ex-presidente russo, conhecido pelos seus comentários políticos profanos, foi acompanhado pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakhatrova, que afirmou que a proposta de Zelensky "prova" que Moscovo "tem razão todos os dias".

"Aqui está uma nova tentativa de tornar a Ucrânia 'anti-Rússia'", escreveu Zakharova na conta pessoal na mesma rede social.

A ideia de mudar o nome da Federação Russa para Moscóvia não é nova na Ucrânia. 

Já em 2019, Nikita Poturaev, assessor político de Zelensky, fez uma proposta nesse sentido e posteriormente, o jornalista Ayder Muzhdabayev afirmou que a mudança do nome da Rússia para Moscóvia teria fundamentos históricos.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela