Secções
Entrar

Rendimento disponível real das famílias caiu nos 2.º e 3.º trimestres

Lusa 23 de dezembro de 2022 às 13:45

No entanto, o rendimento disponível bruto ajustado real 'per capita' registou uma diminuição de 0,4% no terceiro trimestre de 2022, após ter diminuído 0,1% no trimestre anterior.

O rendimento disponível real das famílias diminuiu no segundo e no terceiro trimestres deste ano, refletindo o aumento da inflação sem uma contrapartida equivalente no rendimento nominal das famílias, indicou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Getty Images

"No segundo e terceiro trimestre de 2022, refletindo a aceleração dos preços no consumidor sem contrapartida equivalente na variação do rendimento nominal das famílias, o RDBa [Rendimento Disponível Bruto ajustado] real das famílias diminuiu", revela o INE.

De acordo com o organismo de estatística, o rendimento disponível bruto ajustado nominal das famílias registou um crescimento de 1% no ano terminado no terceiro trimestre deste ano, refletindo sobretudo o aumento das remunerações recebidas.

No entanto, o rendimento disponível bruto ajustado real 'per capita' registou uma diminuição de 0,4% no terceiro trimestre de 2022, após ter diminuído 0,1% no trimestre anterior.

Por outro lado, a despesa de consumo individual 'per capita' continuou a aumentar no terceiro trimestre de 2022 (variação de 0,4%), embora a uma taxa inferior ao observado nos trimestres anteriores, indica o relatório.

O INE recorda que as medidas implementadas para mitigar o impacto da pandemia permitiram manter o RDBa "com taxas de variação próximas de zero em 2020", num período de aumento da poupança.

Com a progressiva eliminação das medidas de restrição assistiu-se ao aumento da despesa de consumo final individual a partir do segundo trimestre de 2021, "o que não foi acompanhado pelo aumento do RDBa, conduzindo à redução de poupança".

O organismo de estatística nacional destaca que "em períodos temporais caracterizados por níveis elevados de inflação, o RDBa real per capita é mais adequado" para avaliar a situação económica e financeira das famílias.

O INE explica que o RDB ajustado real das famílias corresponde ao RDB ajustado deflacionado com o índice de preços implícito na despesa de consumo final das famílias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela