Papa e Donald Trump estiveram reunidos durante 27 minutos
O presidente norte-americano está no Vaticano, numa visita rápida antes de partir para Bruxelas
O papa Francisco e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniram-se hoje no Vaticano durante 27 minutos e depois procederam à entrega de presentes e à apresentação da comitiva norte-americana.
A reunião privada começou às 08:33 (07:33 em Lisboa) e durou um pouco mais do que os 20 minutos que habitualmente duram as conversas do papa com os chefes de Estado e de Governo que o visitam.
Depois da cerimónia de troca de ofertas e apresentação da delegação, que inclui a filha mais velha de Trump, Ivanka, e o genro, Jared Kushner, o Presidente dos Estados Unidos vai reunir-se com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
O presidente norte-americano chegou ontem. Hoje ainda se reunirá com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o primeiro-ministro Paolo Gentiloni. De seguida, parte para Bruxelas para se encontrar com representantes da União Europeia e participar numa cimeira da NATO.
Para esta visita, várias zonas de Roma foram fechadas ao trânsito por questões de segurança. A Cidade do Vaticano, e as áreas do palácio presidencial italiano e da residência do embaixador norte-americano são algumas.
Espera-se uma manifestação anti-Trump numa praça de Roma.
Porém, é uma visita curta a Itália: cerca das 13h30 (12h30 em Lisboa) o presidente norte-americano deverá abandonar Itália.
Edições do Dia
Boas leituras!