Secções
Entrar

Oficiais da PSP: Demissão do secretário de Estado fragiliza MAI

22 de abril de 2015 às 15:53

Henrique Figueiredo, presidente do SNOP, considera que Fernando Alexandre "sempre demonstrou vontade e capacidade em resolver alguns problemas"

O Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (SNOP) considerou esta quarta-feira que a capacidade do Ministério da Administração Interna (MAI) em resolver os problemas da PSP vai ficar "ainda mais debilitada" com a saída do secretário de Estado.

 

"Aquilo que temos assistido desde que esta equipa ministerial tomou posse é uma incapacidade em resolver os problemas, o secretário de Estado estava no cargo desde o tempo de Miguel Macedo, estava por dentro dos assuntos e sempre demonstrou vontade e capacidade em resolver alguns problemas, naturalmente que saindo a capacidade para resolver os problemas vai ficar ainda mais debilitada", disse à agência Lusa o presidente do SNOP.

 

Henrique Figueiredo (em primeiro plano na imagem) adiantou que os polícias ficaram "apreensivos e preocupados" com o pedido de demissão do secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre.

 

"Estamos muito preocupados porque estamos a muito pouco tempo do ministério ficar sem capacidade legislativa para resolver os problemas", adiantou o presidente do sindicato que representa a maioria dos oficiais que comanda a PSP.

 

Sublinhando que o secretário de Estado adjunto "sempre foi um interlocutor privilegiado com as forças de segurança, nomeadamente com a PSP", o presidente do SNOP destacou matérias que registaram avanços na Polícia e que foram da responsabilidade de Fernando Alexandre, como instalações policiais, equipamentos concursos de promoção.

 

Henrique Figueiredo disse ainda que se tem assistido "a uma quase total inércia da parte do Governo para resolver os problemas" da Polícia, questões que estão não só relacionadas com o estatuto, mas também com concursos de promoção nas várias categorias, fardamento, taxas de actos administrativos praticados pela PSP e regulamento disciplinar.

 

O secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre, pediu a demissão do cargo, confirmou esta quarta-feira à agência Lusa fonte oficial do ministério.

 

A notícia foi avançada pela rádio Antena 1, referindo que Fernando Alexandre alegou motivos pessoais para a demissão, mas a fonte do Ministério da Administração Interna não avança as razões da saída.

 

O economista e professor na Universidade do Minho Fernando Alexandre entrou para a equipa do ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo em Abril de 2013. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela