Secções
Entrar

Marcelo condecora Augusto Santos Silva e Simone de Oliveira

28 de maio de 2022 às 12:31

Presidente da Assembleia da República recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Já a cantora de 84 anos foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Augusto Santos Silva e Simone de Oliveira no Palácio de Belém, em Lisboa.

Segundo uma curta nota publicada na sexta-feira na página da Presidência da República pode ler-se que "o Presidente da República impôs as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Liberdade ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva".

Já em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa tinha atribuído a mesma distinção ao então presidente, Eduardo Ferro Rodrigues, numa cerimónia igualmente discreta.

A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.

Augusto Santos Silva foi eleito presidente da Assembleia da República em 29 de março deste ano, chegando à segunda função na hierarquia do Estado Português depois de ter sido ministro em seis governos chefiados por três diferentes primeiros-ministros.

Já Simone de Oliveira, que terminou a carreira em março com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, mas a condecoração não foi surpresa, uma vez que Marcelo já o tinha anunciado no concerto em questão.

A cantora de 84 anos, apesar de ter um repertório com mais de 400 canções, será sempre recordada como a mulher que em pleno Estado Novo cantou na televisão "quem faz um filho, fá-lo por gosto". Em 1969 ganhou, pela segunda vez, o Festival RTP da Canção com "Desfolhada Portuguesa", com a qual representa Portugal no Festival da Eurovisão, em Madrid.

Passou pelo jornalismo, pela rádio, locução de continuidade, apresentou um concurso Miss Portugal e alguns espetáculos no Casino Peninsular da Figueira da Foz. A intérprete de "Sol de inverno", que em 1973 voltou a concorrer ao Festival RTP com "Apenas o meu povo" conquistando o Prémio de Interpretação, foi agora condecorada pelo Presidente da República.

1 de 4
Foto: Rui Ochoa / Presidência da República
Foto: Rui Ochoa / Presidência da República
Foto: Rui Ochoa / Presidência da República
Foto: Rui Ochoa / Presidência da República
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela