Secções
Entrar

Grupo parlamentar do PSD elege sucessor de Rio à frente da bancada em 19 de março

11 de março de 2020 às 18:28

Quando foi eleito, o líder do PSD afirmou tratar-se de uma "direção de transição até ao congresso", assegurando que não seria recandidato.

O presidente do PSD e do grupo parlamentar, Rui Rio, convocou hoje a eleição da próxima direção do grupo parlamentar para 19 de março, devendo as listas ser entregues até às 18:00 da próxima terça-feira.

De acordo com a convocatória enviada hoje à tarde aos deputados, as eleições decorrerão entre as 15:00 e as 18:00 do dia 19 de março.

Rui Rio foi eleito em 06 de novembro líder parlamentar do partido com 89,87% dos votos, cargo a que concorreu sem oposição.

Na altura, o líder do PSD afirmou tratar-se de uma "direção de transição até ao congresso", assegurando que não seria recandidato.

Rui Rio tem atualmente seis vice-presidentes na direção da bancada (menos um do que teve o seu antecessor, Fernando Negrão): como primeiro 'vice' o deputado Adão Silva (Bragança) - que tem sido apontado como provável sucessor - seguindo-se Carlos Peixoto (Guarda), Luís Leite Ramos (Vila Real), Clara Marques Mendes (Braga), Ricardo Baptista Leite (Lisboa) e Afonso Oliveira (Porto).

Questionado em novembro se o futuro líder parlamentar poderia sair desta direção, Rio apenas deixou uma certeza: "Eu não serei, depois quem vai ser logo veremos, pode ser desta direção ou não".

Na última reunião da bancada, há perto de um mês, o presidente e líder parlamentar Rui Rio justificou não ter convocado eleições de imediato para a direção do grupo - como tinha prometido fazer depois do Congresso - por querer terminar tarefas a que se propôs, entre as quais rever o regulamento interno do grupo parlamentar, mas também fazer o "saneamento financeiro" e a nível administrativo e de recursos humanos da bancada.

Na agenda da reunião da bancada de quinta-feira está a aprovação do regulamento interno da bancada que, de acordo com a proposta enviada aos deputados, reforça os poderes da direção nacional em matérias como a definição do sentido de voto em referendos, e admite a "exclusão" de deputados por excesso de faltas ou incumprimento de deveres éticos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela