Sábado – Pense por si

Coronavírus: Greta Thunberg apela para uma greve climática digital na sexta-feira

11 de março de 2020 às 18:03
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Para a greve climática de sexta-feira a ativista sueca sugere que cada um publique fotos suas online com os seus cartazes, sugerindo ainda algumas hashtags que podem usar.

A ativista suecaGreta Thunberglançou hoje um apelo para que a próxima greve climática mundial, agendada para sexta-feira, seja uma greve digital, face aos receios relativos ao surto deCovid-19e às recomendações para evitar multidões.

A jovem sueca usou as redes sociais Twitter e Instagram para fazer o apelo para uma greve digital, a dias da próxima greve climática global estudantil "Fridays for Future".

Face aos riscos associados ao novo coronavírus e às recomendações das autoridades para que sejam evitadas multidões e eventos com grande número de pessoas, a adolescente sueca pediu aos seus seguidores nas redes sociais para manterem "os números em baixo e o espírito em alta".

Greta Thunberg disse que o desafio é encontrar novas formas de criar atenção pública em defesa de mudanças que não envolvam potenciar a formação de grandes aglomerados de pessoas.

Para a greve climática de sexta-feira a ativista sueca sugere que cada um publique fotos suas online com os seus cartazes, sugerindo ainda algumas palavras-chave (hashtags) que podem usar, como #DigitalStrike (#GreveDigital, em português) ou #ClimateStrikeOnline (#GreveClimáticaOnline).

Os jovens ativistas portugueses anunciaram no início de fevereiro a sua adesão à greve climática estudantil global.

Lisboa, Porto, Aveiro, Penafiel e Pico são localidades com manifestações confirmadas em dia de greve às aulas.

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.