Secções
Entrar

Governo: Parlamento aprova audição da ministra da Agricultura

Lusa 10 de janeiro de 2023 às 22:14

Maria do Céu Antunes vai ser ouvida na sequência da demissão da secretária de Estado, Carla Alves, um dia após a tomada de posse. Caso teve origem nas notícias de contas arrestadas da governante e do marido, ex-autarca.

O parlamento aprovou esta terça-feira a audição da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, depois da polémica envolvendo a ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves, que se demitiu depois da notícia do arresto de várias contas bancárias.

A audição foi requerida por PSD, Chega, IL e PAN e aprovada na comissão de Agricultura e Pescas com a abstenção do PS (partido maioritário que suporta o Governo).

Carla Alves apresentou na quinta-feira passada a sua demissão por entender que não dispunha de "condições políticas e pessoais" para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

Antes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerara que Carla Alves tinha "uma limitação política".

Nesse dia, o jornalCorreio da Manhãnoticiou o arresto de contas bancárias conjuntas que a então secretária de Estado da Agricultura tinha com o marido e ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira, informação divulgada menos de 24 horas depois da tomada de posse da governante.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Na sexta-feira, o diárioPúbliconoticiou que a secretária de Estado demissionária "informou a ministra da tutela, antes de tomar posse como governante na passada quarta-feira, acerca das contas arrestadas que partilha com o marido".

Em resposta, o Ministério da Agricultura e Alimentação assegurou que Maria do Céu Antunes desconhecia "qualquer envolvimento em processos judiciais" de Carla Alves.

O primeiro-ministro, António Costa, entende que Maria do Céu Antunes tem condições para desempenhar as funções de ministra da Agricultura e que "o caso" da demissão de Carla Alves "está encerrado".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela