Secções
Entrar

Ecologistas espanhóis exigem debate social sobre energia nuclear

23 de fevereiro de 2017 às 16:26

O porta-voz dos ecologistas criticou a actuação do CSN em assuntos importantes de segurança nuclear

Os Ecologistas en Acción, que reúne mais de 300 grupos ecologistas espanhóis, exigiram hoje um debate social em Espanha sobre a utilização da energia nuclear, o novo modelo energético e a gestão dos resíduos radioactivos.

A posição foi avançada pelo porta-voz do grupo, Francisco Castejón, à agência de notícias Efe, à margem de uma sessão no parlamento espanhol, na qual denunciou que o Governo "está a tentar prolongar o funcionamento das [centrais] nucleares [até] 60 anos sem um debate geral sobre a segurança" das unidades.

Esta segurança "é questionável", na opinião de Francisco Castejón, devido às "disfunções que se produzem por haver um Conselho de Segurança Nuclear (CSN) demasiado tolerante para com o sector nuclear e pressões do Governo".

O porta-voz ecologista salientou que quatro dos cinco conselheiros do CSN, "três propostos pelo PP e dois pelo PSOE, são declaradamente pró nuclear, tendo um deles passado de secretário do Estado da Energia a presidente do organismo regulador em 12 horas".

Francisco Castejón, que integra o comité assessor do CSN, denunciou que existe no organismo "um regime de segredos internos", que tudo é tratado "em papel" e que o presidente "ignora os pedidos de transparência" daquele organismo.

O porta-voz dos ecologistas criticou a actuação do CSN em assuntos importantes de segurança nuclear como o caso do armazém temporário centralizado (ATC) de resíduos nucleares, projectado para Villar de Canas (Cuenca).

Castejón recordou aos deputados que o CSN autorizou a localização do ATC "apesar das informações muito negativas dos seus técnicos da área de ciência da terra e da consultora URS, contratada pelo próprio".

O ecologista também denunciou que o CSN "modificou as suas próprias normas para conceder um aval à reabertura da central de Garoña, em Burgos, à medida da Nuclenor", a operadora da central, participada em 50% pela Endesa e pela Iberdrola.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela