
Almaraz: Madrid renova licença de exploração para central espanhola
O ministério da Transição Ecológica espanhol formalizou as ordens de renovação das autorizações para estas instalações.
O ministério da Transição Ecológica espanhol formalizou as ordens de renovação das autorizações para estas instalações.
Verdes dizem que incidente de sábado e outro que levaram à paragem de reatores, "confirmam que esta central está obsoleta e representa um perigo enorme" para Portugal.
Portugal não revela estar minimamente preparado para lidar com um acidente grave que ocorra na central "envelhecida e obsoleta".
A central está implantada junto ao rio Tejo numa zona de risco sísmico e apenas a 110 quilómetros em linha reta da fronteira portuguesa.
Central está situada a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.
O setor da aeronáutica e da indústria são grandes apostas do investimento brasileiro em Portugal. A OGMA, a Lusosider e as duas fábricas da Embraer em Évora a espelharem essa estratégia.
O Governo espanhol quer começar a encerrar as centrais nucleares do país. O primeiro reactor de Almaraz deve ser desactivado em Setembro de 2023.
Uma delas situa-se junto a Huelva, que fica a 115 quilómetros de Faro. Um dos principais afluentes do Tejo também foi afectado.
A brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) quer vender os activos que tem em Portugal. Em causa está a Lusosider, uma fábrica em Paio Pires, no Seixal.
Mina de Retortillo será visitada por deputados da Comissão do Ambiente e Ordenamento do Território.
Naser Hariri reiterou as acusações ao Governo de Damasco, por "não se comprometer em qualquer discussão ou negociação real".
Governo espanhol alargou o prazo que iria expirar dentro de uma semana.
Proposta do governo espanhol foi aprovada pelo Conselho de Segurança Nuclear. Funcionários lamentam decisão
Sucedido não registou perigo para a segurança.
Unidade 1 da Central Nuclear de Almaraz sofreu esta segunda-feira uma paragem não programada. Eurodeputado socialista considera que "frequência de incidentes" devem levar a paragem da obra
Ambas têm a ver com falhas no sistema de alimentação eléctrica. Central está em situação "estável e segura", diz administração. Movimento Ibérico Anti-Nuclear contesta