Secções
Entrar

China testa novo caça furtivo de 5.ª geração

26 de dezembro de 2016 às 12:02

Pequim testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, que será vendido por 70 milhões de dólares e visa tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon

A China testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, informou esta segunda-feira a imprensa estatal, numa altura em que Pequim tenta acabar com o monopólio ocidental dos aviões de guerra mais avançados.

O teste surge dias após a China enviar o seu único porta-aviões para a parte ocidental do Pacífico, para exercícios militares inéditos.

A nova versão do caça furtivo chinês, o J-31, - agora rebaptizado FC-31 Gyrfalcon -, realizou o primeiro teste na sexta-feira, segundo jornal oficialChina Daily.


O jacto de motor duplo é uma resposta da China à versão norte-americana, F-35, o mais moderno caça furtivo do mundo.

O FC-31 tem "melhores capacidades ocultas, equipamento electrónico aperfeiçoado e maior capacidade de carga", do que a versão anterior, que foi estreada em Outubro de 2012, refere o jornal, citando um especialista em aviação.

O caça deverá ser vendido por 70 milhões de dólares, visando tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon.

Em comunicado, a fabricante do FC-31, a Aviation Industry Corp of China (AVIC) diz que o caça "vai acabar com o monopólio de algumas nações em jactos de combate de quinta geração".

A China tem desenvolvido rapidamente a sua indústria de armamento, incluindo sistemas de defesa antiaérea, drones e motores a jacto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela