China testa novo caça furtivo de 5.ª geração
Pequim testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, que será vendido por 70 milhões de dólares e visa tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon
A China testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, informou esta segunda-feira a imprensa estatal, numa altura em que Pequim tenta acabar com o monopólio ocidental dos aviões de guerra mais avançados.
O teste surge dias após a China enviar o seu único porta-aviões para a parte ocidental do Pacífico, para exercícios militares inéditos.
A nova versão do caça furtivo chinês, o J-31, - agora rebaptizado FC-31 Gyrfalcon -, realizou o primeiro teste na sexta-feira, segundo jornal oficialChina Daily.
O jacto de motor duplo é uma resposta da China à versão norte-americana, F-35, o mais moderno caça furtivo do mundo.
O FC-31 tem "melhores capacidades ocultas, equipamento electrónico aperfeiçoado e maior capacidade de carga", do que a versão anterior, que foi estreada em Outubro de 2012, refere o jornal, citando um especialista em aviação.
O caça deverá ser vendido por 70 milhões de dólares, visando tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon.
Em comunicado, a fabricante do FC-31, a Aviation Industry Corp of China (AVIC) diz que o caça "vai acabar com o monopólio de algumas nações em jactos de combate de quinta geração".
A China tem desenvolvido rapidamente a sua indústria de armamento, incluindo sistemas de defesa antiaérea, drones e motores a jacto.
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