Sábado – Pense por si

O último baile do império

Sónia Bento
Sónia Bento 04 de novembro de 2019 às 07:16

O faustoso Baile da Ilha Fiscal pretendia reforçar o poder do império. Mas seis dias depois foi proclamada a República no Brasil.

Os milhares de cariocas que se juntaram no Cais Pharoux, no rio de Janeiro, nunca tinham visto nada assim. A ilha inteira foi coberta por mais de 700 lâmpadas venezianas, alimentadas por um gerador – uma grande inovação para a época. À entrada, um bosque artificial de palmeiras tropicais, construído de propósito para a ocasião, surpreendia os convidados que eram recebidos por meninas disfarçadas de fadas e sereias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?