Sábado – Pense por si

Ator Michael Sheen pagou dívidas a 900 pessoas desconhecidas

Em 2021, Sheen já se tinha declarado um ator "sem fins lucrativos", depois de vender casas para que o Campeonato do Mundo dos Sem-Abrigo de 2019 se realizasse, em Cardiff. Agora, mudou a vida de 900 pessoas com o próprio dinheiro.

Michael Sheen eliminou dívidas no valor de um milhão de libras e mudou a vida de 900 desconhecidos, em Port Talbot, no sul do País de Gales, de onde é natural. Mas como é que isto se tornou possível? Através do mercado secundário da dívida, Sheen, de 56 anos, investiu 100 mil libras e conseguiu abrir uma empresa de compra de dívidas. 

Reuters

"As dívidas das pessoas são colocadas em pacotes. E as empresas compradoras de dívidas podem comprar esses pacotes e podem vendê-las a outras empresas por um valor menor," explicou o ator durante uma entrevista no programa One Show, da BBC One. O ator afirmou que o sistema é "bizarro" e garantiu "não perceber como isto acontecia", mas pareceu-lhe "uma boa coisa a fazer". Após comprar as dívidas, Michael Sheen liquidou-as. 

"Não sei quem eles são. Ainda não sei quem eles são," disse o ator sobre a identidade das pessoas que conseguiu ajudar com este projeto.

A história do pagamento das dívidas está contada no documentário Michael Sheen's Secret Million Pound Giveaway, emitido na segunda-feira, 10 de março, pelo canal britânico Channel 4. Em 2021, Michael Sheen declarou-se um ator "sem fins lucrativos", depois de vender as suas próprias casas para que a Campeonato do Mundo dos Sem-Abrigo de 2019 se realizasse, em Cardiff. Desta vez, pretende chamar a atenção para problemas relacionados com o atual sistema de crédito britânico.

O ator é conhecido pela participação em filmes e séries como A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012), Passageiros (2016) Good Omens (2019) e Staged (2020).

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.