Timothée Chalamet não ganhou o Oscar mas fez história
Poderia ter sido o mais novo de sempre a levar a estatueta dourada. O ator, de 29 anos, que veste a pele de Bob Dylan, é protagonista de duas películas nomeadas para Melhor Filme. Saiba mais sobre Timothée Chalamet, que pode vir a entrar para o clã Kardashian.
Timothée Chalamet não ganhou o Oscar mas fez história na 97.ª edição. Segundo o IMDB, com A Complete Unknown e Dune 2, é o primeiro ator a interpretar o papel principal em mais do que um filme indicado ao Oscar de Melhor Filme no mesmo ano.
Se tivesse ganho o Oscar de Melhor Ator poderia ter sido histórico não só para Timothée como para a Academia de Holywood. O nova-iorquino, de 29 anos, que interpreta Bob Dylan, no filme A Complete Unknown, tornar-se-ia o mais jovem a levar a estatueta dourada, naquela categoria. Mas por muito pouco. Recorde-se que Adrien Brody, de 51 anos – que venceu o Oscar pelo seu papel em O Brutalista – é quem detém o título de mais jovem vencedor de um Oscar com O Pianista, em 2003. Só que Brody estava quase a completar os 30 anos, em abril, e Timothée faz em dezembro. Veja aqui dez curiosidades sobre Timothée Chalamet.
Cinco anos e nove quilos – O ator preparou-se para interpretar Bob Dylan durante cinco anos. Aprendeu a tocar harmónica e guitarra, a cantar e a tocar cerca de 30 músicas do biografado e ganhou nove quilos para ficar mais parecido com o artista norte-americano, de 83 anos. Quando lhe perguntaram, numa entrevista, se tinha conhecido Dylan, admitiu que não teve a oportunidade: "Ele não quer ser incomodado, não só por mim, mas por todo mundo nos últimos 60 ou 70 anos".
Elogio de Bob Dylan – Apesar de não se terem conhecido, Bob Dylan não poupou elogios ao ator. "Vai estrear em breve um filme sobre mim, chamado A Complete Unknown (que título!). Timothée Chalamet está no papel principal. O Timmy é um ator brilhante, então tenho certeza de que ele será completamente convincente a fazer de mim", escreveu o músico no X, antes da estreia do filme.
Ar de adolescente – O seu primeiro papel relevante foi na série Homeland (2012) e estreou-se no cinema, em 2014, no filme Men, Women & Children. No mesmo ano, entrou em Interstellar, ao lado de Matthew McConaughey. Timothée tem ar de adolescente, mas devido ao seu olhar, como diz o realizador de Dune, Denis Villeneuve, "parece ter vivido várias vidas".
A primeira nomeação – Em 2018, foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator, pelo seu trabalho no filme Call Me By Your Name, tornando-se o ator mais jovem (22 anos), desde 1940, a receber uma indicação naquela categoria. Nos anos seguintes, participou em grandes produções, como Little Women (2019), Dune e Willy Wonka (2023).
Sonhar em francês – Nasceu no bairro Hell's Kitchen, em Manhattan, Nova Iorque, a 27 de dezembro de 1995. Filho de Nicole Flender, ex-bailarina da Broadway, descendente de russos e austríacos, e do francês Marc Chalamet, jornalista e editor. Timothée confessou sofrer mudanças de personalidade por ter crescido entre duas culturas muito diferentes. Numa entrevista, em 2017, ao jornal francês La Presse, disse que até sonhava em francês.
Apaixonado por futebol – Antes da representação mudar a sua vida, Timothée sonhava vir a ser jogador de futebol profissional e é adepto do clube de futebol francês Saint-Étienne. Jogava na equipa da sua escola e chegou a ser treinador de miúdos, entre os 6 e os 10 anos, durante os verões da sua adolescência que passava com os avós paternos, em Chambon-Sur-Lignon, França. Em criança, apareceu em diversos anúncios publicitários e entrou em duas curtas-metragens de terror. Mas foi apenas em 2008, na série de televisão Law & Order, que se estreou como ator aos 13 anos.
Impactar nas red carpets – Timothée Chalamet entrou na red carpet da estreia de A Complete Unknown, em Londres, montado numa bicicleta eléctrica. Estacionou-a mal e foi multado em €750, mas a sua imagem tornou-se viral. Com um fato todo branco ou com flores estampadas, saias e blusas de costas nuas, o ator, de 1,78 m, consegue fazer tudo funcionar e impactar com um estilo muito próprio e excêntrico. No Festival de Cinema de Berlim, que coincidiu com o Dia dos Namorados, vestiu-se de rosa integral e de manga cava, com temperaturas quase negativas.
(Quase) genro de Madonna – Na adolescência, foi o primeiro namorado de Lourdes Maria Leon, filha de Madonna. Os dois estudaram juntos na La Guardia High School of Music & Art and Performing Arts, quando ela tinha 16 anos e ele 17. Timothée também teve um romance com Lily-Rose Depp, filha do ator Johnny Depp, tendo sido fotografados aos beijos em 2018.
Integrado no clã Kardashian – Namora com Kylie Jenner, de 27 anos, desde o início de 2023, mas só em novembro daquele ano é que apareceram juntos pela primeira vez numa entrega de prémios, em Nova Iorque. A diferença para os outros romances da mais nova do clã Kardashian, é que esta relação é marcada pela discrição. Não publicam fotos juntos nas redes sociais nem dão entrevistas a falar da sua história. Mas foram um dos casais mais fotografados na última gala dos Oscares. A imprensa norte-americana garante que a estrela de cinema está completamente integrada na família de Kylie e que tem uma boa relação com Stormi e Aire, filhos da socialite com Travis Scott.
Num concurso de sósias de si próprio – Um concurso de sósias de Timothée Chalamet realizou-se no Central Park de Nova Iorque, a 27 de outubro passado. O ator participou mas ficou em 13.º lugar. Quando os organizadores se aperceberam de que Timothée tinha sido um dos candidatos, já ele tinha saído. A polícia multou o organizador do concurso por não ter licença para o evento e Chalamet ofereceu-se para pagar os 500 dólares da multa. A história tornou-se viral.
Edições do Dia
Boas leituras!