Secções
Entrar

O que quer dizer o retrato oficial de Melania Trump

Sónia Bento 31 de janeiro de 2025 às 07:55

Pela primeira vez, a imagem é a preto e branco e a pose da primeira-dama, apoiada numa mesa de vidro que mostra o seu reflexo, parece comunicar uma determinação em "ir direta ao assunto", dizem os especialistas.

Com um smoking Dolce & Gabbana desabotoado e elegante, camisa branca a mostrar o pescoço, em frente a uma grande janela, com vista para o obelisco de Washington. É assim que Melania Trump se apresenta no novo retrato oficial, divulgado no início desta semana.

Fotografada por Régine Mahaux – uma fotógrafa belga da sua confiança, para quem posou em 2017, mas mais sorridente – é a primeira vez que um retrato oficial de uma primeira-dama é a preto e branco, desde que isso se tornou uma escolha. Obama, Clinton, as Bush e Reagan foram todas fotografadas com cores.

Determinada e mais próxima

A sessão fotográfica realizou-se na Sala Oval Amarela, na Casa Branca, no passado dia 21, logo após a tomada de posse do marido como Presidente. A pose de Melania, de 54 anos, com as pontas dos dedos firmemente apoiados numa mesa de vidro, que mostra o seu reflexo, parece comunicar uma determinação em "ir direta ao assunto", segundo alguns especialistas em imagem.

No retrato oficial de 2017, a sua expressão era de quase sorriso, com gloss nos lábios, e de braços cruzados, exibindo uma enorme aliança de diamante. Desta vez, ela também usou um casaco Dolce & Gabbana, mas trocou o lenço ao pescoço por uma faixa preta Ralph Lauren. Do guarda-roupa à postura, este novo retrato parece cuidadosamente orquestrado para mostrar uma primeira-dama mais próxima.

A primeira-dama menos popular da história dos EUA

Durante a primeira presidência de Trump, Melania foi bastante reservada, tendo sido considerada a primeira-dama menos popular da história dos Estados Unidos. Desta vez, as suas aparições sugerem uma segunda temporada mais dinâmica. O monumento a Washington em fundo, pretende afirmar que estará em DC, e não em Nova Iorque ou em Mar-a-Lago, na Flórida.

Alguns críticos disseram que o retrato oficial tem tanto recurso a photoshop que parece mais uma capa da Vogue. Hannah Jackson, colunista de moda na Vogue, arrasou o look de Melania Trump, afirmando que ela parecia mais uma convidada do The Apprentice [reality-show apresentado por Donald Trump, no canal NBC, nos anos 2000] do que uma primeira-dama.

Nascida a 26 de abril de 1970, na cidade eslovena de Novo Mesto, Melania está muito à vontade com as câmaras, graças à sua antiga carreira de modelo. Chegou a Nova Iorque em 1996, em janeiro de 2000, posou nua para a edição britânica da GQ e o seu mediatismo disparou, sobretudo na Europa. A seguir foi capa das revistas Vogue, Vanity Fair e Elle. Em janeiro de 2005, casou-se com o excêntrico Donald Trump, o polémico magnata, 24 anos mais velho do que ela, que já planeava uma candidatura à Casa Branca e para isso precisava de uma primeira-dama bonita e elegante.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela