Secções
Entrar

Alec Baldwin novamente acusado pelo homicídio em filmagens

Luana Augusto 20 de janeiro de 2024 às 17:06

Depois de retirada a acusação de homicídio involuntário, o ator que disparou a bala que acabou por atingir Halyna Hutchins, durante as filmagens de Rust, volta a ser acusado de homicídio culposo.

Em abril de 2023 a justiça decidiuretirar a acusação de homicídio involuntário contra Alec Baldwin. Agora, passado quase um ano, o ator terá de voltar a pisar o tribunal, pelo incidente que ocorreu em 2021 durante as filmagens do filmeRust, e que culminou na morte a tiro da diretora de fotografia, Halyna Hutchins, e ainda no ferimento do diretor do filme Joel Souza.

REUTERS/David 'Dee' Delgado

A decisão foi tomada esta sexta-feira (19) pelo tribunal do Novo México, que após a apresentação do caso por uma equipa de acusação, composta por Kari Morrissey e Jason Lewis, e uma reunião no Primeiro Tribunal Distrital Judicial entre 12 jurados, decidiu indiciar o ator por homicídio culposo.

Neste tipo de crimes o ato é descrito como sendo praticado sem a intenção de matar. No Novo México uma condenação por homicídio culposo ou negligente pode resultar numa pena de até 18 meses de prisão, no entanto, nem assim este indiciamento é motivo de intimidação para a defesa de Baldwin.

"Estamos ansiosos pelo nosso dia no tribunal", afirmaram esta sexta-feira em comunicado os advogados Luke Nikas e Alex Spiro, citados pelo jornalThe New York Times.

Em janeiro do ano passado o ator negou qualquer envolvimento na morte de Halyna Hutchins, e garantiu que a informação que lhe foi transmitida era de que aarma não continha qualquer bala real. Hannah Gutierrez-Reed – a responsável pelas armas e munições – também se declarou inocente e deverá enfrentar em fevereiro o julgamento.

"Alguém colocou uma bala real numa arma. Uma bala que nem deveria estar na propriedade", disse Baldwin em entrevista à televisão, pouco mais de um mês após o incidente."Alguém é responsável pelo que aconteceu e não posso dizer quem é, mas sei que não sou eu."

Baldwin já veio a admitir em documentos judiciais que embora a acusação na altura lhe tenha sido retirada, que o caso lhe dificultou o acesso a novos trabalhos enquanto ator. OThe New York Timesacrescenta ainda que a celebridade de 65 anos estará a enfrentar também pressões financeiras. Àquilo a que o jornal apurou, a sua casa em Hamptons, no estado de Nova Iorque, encontra-se à venda por 19 milhões de dólares (17,41 milhões de euros).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela