Secções
Entrar

Agressão sexual: Youtube suspende pagamentos a Russell Brand

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 19 de setembro de 2023 às 13:31

Desde 2003 que o ex-marido de Katy Perry tem sido acusado de alegadas violações e agressões sexuais. Depois da divulgação de um documentário onde é acusado dos crimes, o Youtube decidiu suspender o pagamento ao ator. Brand nega todas as acusações.

O ator e ex-marido de Katy Perry, Russell Brand, voltou a seracusadode violação, agressão sexual e abuso emocional. Em 2003 o ator já tinha sido alvo destas acusações, mas este fim-de-semana, oSunday Times, oTimese o programaDispatchesdo Channel 4 apresentaram uma investigação com relatos destas práticas terem acontecido entre 2006 e 2013. Como forma de penalização, o Youtube decidiu agora "suspender a monetização" dos canais do ator. A plataforma garante que foram violadas as "políticas de responsabilidade dos criadores".

REUTERS/Olivia Harris

"Se o comportamento fora da plataforma prejudica aos nossos utilizadores, funcionários ou ecossistema, tomamos medidas", disse na terça-feira à BBC um porta-voz do YouTube. Garantindo que esta suspensão se irá aplicar a "todos os canais que possam pertencer ou ser operados" pelo homem de 48 anos.

Nos últimos anos, os seus canais contavam com vários vídeos sobre espiritualidade, política e teorias da conspiração e OVNIs. Ao jornal The Guardian, Sara McCorquodale, chefe-executiva da agência de análise de tendências digitais, CORQ, disse que o ator e comediante estaria "provavelmente a ganhar entre 2.000 e 4.000 libras por vídeo (o equivalente a 2.300 a 4.600 euros), sem ter em conta os patrocínios de marcas, que podiam estar a ser executados em segundo plano".

Embora o ator tenha negado todas as acusações e garantido que os seus relacionamentos foram "sempre consensuais", o Youtube decidiu levar avante esta decisão. Apesar de serem proibições que acontecem muito esporadicamente, a plataforma apontou vários exemplos de personalidades que viram os seus anúncios dos canais suspensos, por causa de queixas semelhantes. Foi o caso do maquilhador norte-americano James Charles, acusado de enviar mensagens sexualmente explicitas a menores, e do Youtuber eslovaco David Dobrik, acusado de agressão sexual.

Entre 2006 e 2013 o ator estava no auge da sua fama, já que trabalhava para a BBC Radio 2, para o Channel 4, e participava em filmes de Hollywood. Anos depois, o também comediante vê a sua carreira ser destruída por uma investigação. Ao The Times, uma das vítimas contou que Russell a violou contra uma parede da sua casa, em Los Angeles, e que nesse dia teve de se deslocar até um centro de crise para vítimas. O jornal britânico confirmou estas informações quando teve acesso aos registos médicos da mulher. Já uma outra rapariga, a quem a BBC chamou Alice, teria apenas 16 anos e ainda frequentava o ensino secundário, quando teve um relacionamento com o ator, então com 30 anos. Na altura, Russell seria emocionalmente abusivo e controlador. Esta não foi a primeira vez que o ator foi alvo deste tipo de acusações. Em 2003, já tinham chegado à Polícia Metropolitana e aos meios de comunicação sociais denúncias de supostas violações e agressões sexuais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela