
Portugal na linha da frente da erradicação do cancro do colo do útero
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
James Harrison morreu aos 88 anos durante o sono. O seu plasma continha um anti-corpo raro, o Anti-D, fundamental para impedir que o sangue materno ataque o bebé no útero, nos casos de incompatibilidade.
"Prevê-se que esta alteração possa ser feita ainda neste ano, estando disponível no próximo ciclo de rastreios", anunciou Margarida Balseiro Lopes.
O músico dos Shellac e Big Black tinha 61 anos. Ajudou à gravação de discos icónicos como Surfer Rosa dos Pixies ou In Utero dos Nirvana.
Os médicos conseguiram fazer uma cesariana de urgência após a morte da mãe, mas a bebé, prematura, só conseguiu sobreviver por cinco dias.
Estima-se que um em cada três homens estão infetados com o vírus do papiloma humano (HPV), transmissível por via sexual e que provoca cancro do colo do útero nas mulheres. Especialistas alertam para a necessidade da vacinação, até porque o uso de preservativo não é solução.
Foi o primeiro procedimento do género na Inglaterra. Teve lugar há seis meses e correu tão bem que a recetora já está a preparar-se para iniciar tratamentos de fertilidade.
A substância mostrou-se ser eficaz no tratamento de cancros da mama, próstata, cérebro, ovários, colo do útero, pele e pulmão. Foi batizada em homenagem a uma menina.
Além da sensibilização para a procura de cuidados de saúde, o projeto Saúde no Bairro promove a realização de rastreios do cancro do colo do útero, diabetes, visão, saúde oral e ainda de hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.
O estudo da Cancer Research UK confirma que a vacina contra o HPV ajudou a prevenir 90% dos casos do cancro do colo do útero.
Os multimilionários que cresceram obcecados por Star Trek ou Star Wars sofrem de orfandade: como crianças retiradas à força do útero materno, os seus sonhos em órbita são um regresso a casa.
Um laboratório em Israel acredita ter dado um passo que pode ajudar a compreender melhor o desenvolvimento dos órgãos nos humanos e pode até levar a que seja possível a gestação humana fora do útero.
Também se realizaram menos 25 milhões de exames de diagnóstico e ficaram por fazer milhares de rastreios aos cancros da mama, do colo do útero, do cólon e reto.
Liga Portuguesa Contra o Cancro apontas "falhas na operacionalização" dos cuidados de saúde.
António Lacerda Sales assegurou que o Governo está "a acelerar e a fazer a reprogramação" de rastreios do cancro da mama, do cancro do colo do útero e do cancro colorretal em todas as regiões do país.
Caso ocorrido em França acabou com a criança a recuperar de uma inflamação no cérebro. Médico garante que as grávidas se devem sentir seguras.