NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
James Harrison morreu aos 88 anos durante o sono. O seu plasma continha um anti-corpo raro, o Anti-D, fundamental para impedir que o sangue materno ataque o bebé no útero, nos casos de incompatibilidade.
Morreu um dos dadores de sangue mais prolífero do mundo, aos 88 anos. O plasma de James Harisson ajudou a salvar as vidas de 2,4 milhões de bebés na Austrália, ao longo de 60 anos.
Serviço de Sangue da Cruz Vermelha australiana
Conhecido na Austrália como o homem do braço de ouro, Harrison morreu durante o sono num lar em Nova Gales do Sul a 17 de fevereiro, mas a família só divulgou a informação esta segunda-feira, 3 de março.
James Harrison continha um anti-corpo raro no seu sangue, o Anti-D, usado para fazer a medicação que é dada às mulheres cujo sangue pode atacar os seus bebés no útero. Antes de descobrir esta propriedade rara, já Harrison se tinha comprometido a ser dador de sangue, depois de a sua vida ter sido salva, aos 14 anos, graças a várias transfusões depois de uma grande cirurgia.
O Serviço de Sangue da Cruz Vermelha australiana que anunciou a sua morte em comunicado conta que James Harrison começou a doar sangue aos 18, em 1954, e que fez a sua última doação aos 81, em 2018. "Nunca falhou uma marcação", refere o serviço. Em 2005 alcançou o recorde mundial para mais plasma doado, título que perdeu em 2022 para um norte-americano.
A filha, Tracey Mellowship, partilhou que a família vai sentir muito a sua falta, especialmente do seu sentido de humor. "James era um humanitário de coração, mas também muito divertido." A filha foi ela própria recetora do anti-corpo Anti-D tal como dois dos seus netos.
"Ele estava muito orgulhoso de ter salvado tantas vidas, sem nenhum custo ou dor. Deixava-o feliz saber das tantas famílias que como a nossa existiam por causa da sua bondade", adiantou a filha.
Este anti-corpo é importante para evitar que as células vermelhas do sangue materno encarem o bebé como uma ameaça. Caso não seja tomada medicação, esta ação pode causar danos no bebé como anemia severa, falha cardíaca e até a morte.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.