Sábado – Pense por si

Capa da revista 1132
Lucília Galha

Novas descobertas para tratar o coração

As doenças cardiovasculares continuam a ser as que mais matam, mas a ciência resolve-as cada vez melhor. Fazem-se cirurgias de peito aberto sem interromper os batimentos, há miniórgãos criados em laboratório para estudar medicamentos e pensos cardíacos com potencial para regenerar este músculo. Até a insuficiência deixou de ser uma sentença – já é possível viver com um coração artificial.

Os AVC hemorrágicos são menos frequentes do que os isquémicos: ocorrem em apenas 15% dos casos
Lucília Galha

Como se recupera de um AVC

O tempo é crucial e a reabilitação deve começar nas primeiras horas. Razão: quanto mais se espera, menos se recupera. Utilizar a mão com a mesma destreza de antes é um dos desafios mais difíceis.

Mulheres enfrentam AVC com sintomas distintos e muitas vezes negligenciados

AVC nas mulheres. Os sintomas que quase ninguém reconhece

Apesar de o acidente vascular cerebral ser a principal causa de morte em Portugal, muitos dos seus sintomas continuam a ser mal interpretados – sobretudo no caso das mulheres. Além dos sinais clássicos, amplamente divulgados, existem manifestações menos óbvias que podem atrasar o pedido de ajuda e agravar as consequências.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente