Sporting, Benfica e FC Porto já conhecem adversários na 4.ª ronda da Taça: veja todos os emparelhamentos
Águias são as únicas, dos três 'grandes', que jogam fora na próxima eliminatória da Prova Rainha
Águias são as únicas, dos três 'grandes', que jogam fora na próxima eliminatória da Prova Rainha
Com 26 troféus ganhos na carreira, será que o treinador português vai conseguir festejar neste seu regresso ao Benfica
Campeão europeu no FC Porto, também somou títulos no Werder Bremen, Besiktas e AEK. Com 40 anos e cinco filhos, está a iniciar a carreira de treinador. Viveu em vários países e tem muitas histórias para contar - algumas arriscadas.
A conquista da Liga Europeia, no passado dia 15, foi o 11º título internacional do selecionador, duas vezes campeão do mundo. Mário Narciso vendeu carros, cobrou quotas no Vit. Setúbal e foi futebolista - até foi o melhor marcador no campeonato do Canadá.
É um chavão: os grandes jogos “são resolvidos nos pormenores” – um livre, uma expulsão ou um golaço fazem a diferença. Conheça as histórias de seis ex-jogadores: Toni, Manuel Fernandes, Inácio, João Alves, Álvaro e João Manuel Pinto.
Começou a jogar futebol no Olhanense, foi lá que cumpriu 500 partidas como treinador e que agora é presidente – com a missão de impedir o fim do clube algarvio. Mas há mais histórias: do 25 de Abril ao Ramadão, das clavículas partidas à conversa com Deus, do golo em Alvalade à derrota por 7-1 na estreia.
Com Marítimo e Est. Amadora a disputarem o play-off, para ver quem fica na I Liga, recordamos os jogos mais emocionantes da liguilha nas décadas de 70 e 80 – envolvem uma invasão de campo, um treinador-jogador, Rui Barros no Varzim e jogos que tiveram de ser repetidos.
Só por uma vez aconteceu uma troca de líder mesmo em cima da meta: foi em 1955, quando o Belenenses empatou com o Sporting e ofereceu o título às águias. Inácio e Álvaro Magalhães, que já experimentaram a sensação de triunfar mesmo no fim, dizem que é “impossível” o Benfica não ganhar a I Liga de 2022/23.
Jogava com as sapatilhas de Vítor Baía. Falhou a foto oficial da equipa para ir tirar a carta de condução. Benfica e Sporting ofereciam-lhe mais dinheiro, mas recusou sempre. E após a final da Liga Europa, no Sp. Braga, a sua carreira como treinador tem somado fracassos.
O antigo jogador do Sporting lembrou à SÁBADO os momentos mais marcantes da carreira através de alguns objetos importantes, como as chuteiras da dobradinha, a camisola com que se estreou na seleção ou o troféu de melhor marcador do campeonato nos leões.
Aconteça o que acontecer, Vieira e o Benfica "já têm uma mancha", admite António Simões, velha glória das águias. Em 17 anos e meio, o Khadafi dos pneus, como ficou conhecido o presidente, ganhou 120 títulos nas principais modalidades do clube, 18 delas no futebol. Mas agora arrisca passar à história como o mau da fita, tal como Vale e Azevedo.
Equipa da Reboleira garante o regresso às competições profissionais. O Estrela da Amadora esteve na 1.ª Liga até à época 2008/09 mas acabou despromovido por problemas financeiros.
Em 1962, o Sporting ganhou ao Benfica e tornou-se campeão. Enquanto abriam garrafas de champanhe no balneário, os leões receberam a visita de três benfiquistas, Eusébio, José Augusto e Cavém, que lhes foram dar os parabéns. Como seria se hoje Pizzi, Rafa ou Jorge Jesus fizessem isso? O que era desportivismo há 60 anos, agora deveria originar um motim.
O treinador português não ganha um campeonato desde 2015 e conquistou um troféu pela última vez há 1428 dias, ao vencer a Liga Europa pelo Manchester United. Esta segunda-feira, foi afastado do Tottenham, em guerra com os jogadores. Apesar da indemnização milionária, este é o quarto despedimento consecutivo.
Filho de pescador – no Verão ainda vai com o pai para o mar –, chumbou por faltas por ter ido ao Europeu de sub-15. O antigo avançado de FC Porto e Sporting acabou a carreira de futebolista em 2017, na Índia, onde tinha colegas que comiam sem talheres – hoje é diretor da FPF.
Morreu o treinador Vítor Oliveira, o rei das subidas. Tinha 67 anos. Recorde a entrevista dada à SÁBADO em 2016, quando estava a treinar o Chaves.