Vasco Botelho da Costa: a vida do treinador-sensação
O técnico do Moreirense já ganhou a Liga Revelação no Estoril e subiu de divisão com U. Leiria e Alverca. Agora vai defrontar o Benfica.
O técnico do Moreirense já ganhou a Liga Revelação no Estoril e subiu de divisão com U. Leiria e Alverca. Agora vai defrontar o Benfica.
Águias são as únicas, dos três 'grandes', que jogam fora na próxima eliminatória da Prova Rainha
Com 26 troféus ganhos na carreira, será que o treinador português vai conseguir festejar neste seu regresso ao Benfica
Campeão europeu no FC Porto, também somou títulos no Werder Bremen, Besiktas e AEK. Com 40 anos e cinco filhos, está a iniciar a carreira de treinador. Viveu em vários países e tem muitas histórias para contar - algumas arriscadas.
A conquista da Liga Europeia, no passado dia 15, foi o 11º título internacional do selecionador, duas vezes campeão do mundo. Mário Narciso vendeu carros, cobrou quotas no Vit. Setúbal e foi futebolista - até foi o melhor marcador no campeonato do Canadá.
É um chavão: os grandes jogos “são resolvidos nos pormenores” – um livre, uma expulsão ou um golaço fazem a diferença. Conheça as histórias de seis ex-jogadores: Toni, Manuel Fernandes, Inácio, João Alves, Álvaro e João Manuel Pinto.
Começou a jogar futebol no Olhanense, foi lá que cumpriu 500 partidas como treinador e que agora é presidente – com a missão de impedir o fim do clube algarvio. Mas há mais histórias: do 25 de Abril ao Ramadão, das clavículas partidas à conversa com Deus, do golo em Alvalade à derrota por 7-1 na estreia.
Com Marítimo e Est. Amadora a disputarem o play-off, para ver quem fica na I Liga, recordamos os jogos mais emocionantes da liguilha nas décadas de 70 e 80 – envolvem uma invasão de campo, um treinador-jogador, Rui Barros no Varzim e jogos que tiveram de ser repetidos.
Só por uma vez aconteceu uma troca de líder mesmo em cima da meta: foi em 1955, quando o Belenenses empatou com o Sporting e ofereceu o título às águias. Inácio e Álvaro Magalhães, que já experimentaram a sensação de triunfar mesmo no fim, dizem que é “impossível” o Benfica não ganhar a I Liga de 2022/23.
Jogava com as sapatilhas de Vítor Baía. Falhou a foto oficial da equipa para ir tirar a carta de condução. Benfica e Sporting ofereciam-lhe mais dinheiro, mas recusou sempre. E após a final da Liga Europa, no Sp. Braga, a sua carreira como treinador tem somado fracassos.
O antigo jogador do Sporting lembrou à SÁBADO os momentos mais marcantes da carreira através de alguns objetos importantes, como as chuteiras da dobradinha, a camisola com que se estreou na seleção ou o troféu de melhor marcador do campeonato nos leões.
Aconteça o que acontecer, Vieira e o Benfica "já têm uma mancha", admite António Simões, velha glória das águias. Em 17 anos e meio, o Khadafi dos pneus, como ficou conhecido o presidente, ganhou 120 títulos nas principais modalidades do clube, 18 delas no futebol. Mas agora arrisca passar à história como o mau da fita, tal como Vale e Azevedo.
Equipa da Reboleira garante o regresso às competições profissionais. O Estrela da Amadora esteve na 1.ª Liga até à época 2008/09 mas acabou despromovido por problemas financeiros.
Em 1962, o Sporting ganhou ao Benfica e tornou-se campeão. Enquanto abriam garrafas de champanhe no balneário, os leões receberam a visita de três benfiquistas, Eusébio, José Augusto e Cavém, que lhes foram dar os parabéns. Como seria se hoje Pizzi, Rafa ou Jorge Jesus fizessem isso? O que era desportivismo há 60 anos, agora deveria originar um motim.
O treinador português não ganha um campeonato desde 2015 e conquistou um troféu pela última vez há 1428 dias, ao vencer a Liga Europa pelo Manchester United. Esta segunda-feira, foi afastado do Tottenham, em guerra com os jogadores. Apesar da indemnização milionária, este é o quarto despedimento consecutivo.
Filho de pescador – no Verão ainda vai com o pai para o mar –, chumbou por faltas por ter ido ao Europeu de sub-15. O antigo avançado de FC Porto e Sporting acabou a carreira de futebolista em 2017, na Índia, onde tinha colegas que comiam sem talheres – hoje é diretor da FPF.