Sábado – Pense por si

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Mourinho, o novo?

Como ter sucesso, no futebol, na escrita, ou em ondas gigantes? Ruben Amorim é o protagonista da semana, mas há outros com truques úteis – até para os jornalistas.

Talvez crónica

#venderainfâncianoinstagram

Os pais, sempre os pais, a ficarem deslumbrados com a pornografia que é usar os filhos, ela é tão bonita que tenho de partilhar com o mundo, não aguento ter esta cara laroca só para mim, a venderem a criança a fazer tudo, a tentar ser criança, a não perceber porque é que a mãe tem cara de iPhone.

RepDiogoRibeiro.mp4
Carlos Gonçalo Morais

Fomos nadar com o campeão do mundo Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro nada mais num dia do que o jornalista da SÁBADO numa semana. E a velocidade? É melhor nem falar disso. Recorde este artigo com o novo campeão do mundo de 50 metros mariposa.

Pedro Marta Santos

As "Big" loucuras de Bruno de Carvalho

Neste poço sem fundo de qualidades humanas, destaca-se o ex-presidente do Sporting. Obsessivo e intenso, distribui beijos e vai fazer tudo para ganhar.

Raquel Lito

Sérgio Alxeredo: o mestre das caras por encomenda

Faz calvícies com toucas apertadas, rugas a partir de películas, sobrancelhas com cabelos naturais – e os famosos retratados aplaudem. Nos bastidores é uma referência na arte de caracterizar.

2
Susana Lúcio

Como viver com ansiedade e ser feliz

Dos novos medicamentos que prometem tratamento em 24 horas às técnicas usadas por astronautas, passando pelos animais de companhia e estímulos magnéticos. Saiba como enfrentar a doença muitas vezes incompreendida por médicos e familiares.

Graça Barbosa Ribeiro

O voluntariado, na primeira pessoa

São quase invisíveis, mas muitos estão na primeira linha, a troco de nada. O que move os voluntários em tempos de pandemia? A SÁBADO foi ouvir quatro pessoas com experiências muito diferentes.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.