A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, renovou o seu Certificado de Boas Práticas de Fabrico, por mais três anos. No âmbito da sua atividade farmacêutica, a ID Logistics conta assim com autorização para processos de reembalamento secundário de medicamentos de uso humano, amostragem de produto acabado para libertação e local para importação física.
O processo de reembalamento compreende diversas fases, desde a compra de material de embalamento e receção do produto em acondicionamento primário, passando pela documentação para registo e controlo do processo, serialização, controlo do produto acabado e, por fim, a libertação do lote ou a emissão de um Certificado de Conformidade por QP – Qualified Person.
Vitória Nunes, Diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal, refere que "para a realização de atividades de fabrico, a ID Logistics conta com um QP, com especialização em Indústria Farmacêutica, que é responsável pelo cumprimento das Boas Práticas de Fabrico e libertação de produto acabado e dispõe de sala preparada para cumprir os requisitos GMP – Good Manufacturing Practices".
Para impedir a contaminação do ar proveniente do exterior, o espaço dedicado a estas atividades é dotado de sistema para a manutenção de pressão positiva, bem como equipamentos de ventilação para garantir as condições ambientais requeridas e de sistema para controlo de partículas.
Os materiais utilizados na construção desta "sala limpa", nomeadamente chão, teto e paredes, cumprem todos os requisitos GMP, e o espaço foi desenhado de forma a facilitar a higienização.
Existe também uma antecâmara para a entrada e vestuário dos colaboradores e portas equipadas com cortinas de ar para entrada e saída de materiais/produtos, que impedem a entrada de ar contaminado.
"Todos os colaboradores ao entrarem na antecâmara, e antes de passarem para a sala de produção, necessitam de se equipar obrigatoriamente com bata descartável, protetores de calçado e touca", acrescenta Vitória Nunes, Diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal.
Para além da atividade de reembalamento propriamente dita, a ID Logistics pode também proceder à impressão de dados variáveis no acondicionamento secundário de medicamentos de uso humano como lote, prazo de validade, código de barras, AIM / código de produto, preço, número de série e código 2D em medicamentos serializados. Para estes últimos, é também possível realizar o pedido e comunicação de números de série para repositório europeu.
ID Logistics renova Certificado de Boas Práticas de Fabrico
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.