Sábado – Pense por si

ID Logistics renova Certificado de Boas Práticas de Fabrico

15 de setembro de 2022 às 10:54
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

.

A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, renovou o seu Certificado de Boas Práticas de Fabrico, por mais três anos. No âmbito da sua atividade farmacêutica, a ID Logistics conta assim com autorização para processos de reembalamento secundário de medicamentos de uso humano, amostragem de produto acabado para libertação e local para importação física.
O processo de reembalamento compreende diversas fases, desde a compra de material de embalamento e receção do produto em acondicionamento primário, passando pela documentação para registo e controlo do processo, serialização, controlo do produto acabado e, por fim, a libertação do lote ou a emissão de um Certificado de Conformidade por QP – Qualified Person.
Vitória Nunes, Diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal, refere que "para a realização de atividades de fabrico, a ID Logistics conta com um QP, com especialização em Indústria Farmacêutica, que é responsável pelo cumprimento das Boas Práticas de Fabrico e libertação de produto acabado e dispõe de sala preparada para cumprir os requisitos GMP – Good Manufacturing Practices".
Para impedir a contaminação do ar proveniente do exterior, o espaço dedicado a estas atividades é dotado de sistema para a manutenção de pressão positiva, bem como equipamentos de ventilação para garantir as condições ambientais requeridas e de sistema para controlo de partículas.

Os materiais utilizados na construção desta "sala limpa", nomeadamente chão, teto e paredes, cumprem todos os requisitos GMP, e o espaço foi desenhado de forma a facilitar a higienização.
Existe também uma antecâmara para a entrada e vestuário dos colaboradores e portas equipadas com cortinas de ar para entrada e saída de materiais/produtos, que impedem a entrada de ar contaminado.

"Todos os colaboradores ao entrarem na antecâmara, e antes de passarem para a sala de produção, necessitam de se equipar obrigatoriamente com bata descartável, protetores de calçado e touca", acrescenta Vitória Nunes, Diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal.

Para além da atividade de reembalamento propriamente dita, a ID Logistics pode também proceder à impressão de dados variáveis no acondicionamento secundário de medicamentos de uso humano como lote, prazo de validade, código de barras, AIM / código de produto, preço, número de série e código 2D em medicamentos serializados. Para estes últimos, é também possível realizar o pedido e comunicação de números de série para repositório europeu.


Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.