Não é por acaso que as mães em privação de sono muitas vezes têm ideias de agressividade em relação aos seus bebés. Descanse: há uma explicação científica para isso.
Se há situação em que as diferenças de género são importantes, dir-se-ia que o sono é seguramente uma delas. O sono dos homens e das mulheres é diferente. Porquê? Porque as mulheres são biologicamente mais complexas. Senão, veja-se: a mulher passa pela primeira menstruação, depois por vários ciclos menstruais, a seguir pela gravidez, o pós-parto e por último pela menopausa. Além disso, "têm mais desafios sociais, são mais vítimas de violência e de agressões culturais", explica àSÁBADOTeresa Paiva, neurologista e responsável pelo Centro de Medicina do Sono. Mais: além de o sono nas mulheres ser mais complicado, também é relativamente desconhecido, o que faz com que a maioria dos estudos que existem seja só com homens. Foi este o mote de um congresso internacional sobre o sono, o Lisbon Sleep Summit – que se realizou em Lisboa, de 16 a 19 de Maio. "Nunca houve uma conferência sobre o sono e as mulheres", diz a especialista, que foi uma das organizadoras do encontro que vai ter lugar na Universidade Católica. A sua intervenção será sobre a relação entre os problemas de sono e a violência. Saiba como estas duas coisas estão relacionadas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.