Diz o ditado que “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Então e depois de acordar? O livro My Morning Routine reúne as rotinas matinais de várias pessoas com carreiras de sucesso e alerta para a importância dos hábitos matinais no resto do dia.
O dia começava às nove horas da manhã com um pequeno-almoço servido na cama, onde a princesa ficava depois mais duas horas a ouvir rádio, a ler os jornais e a fumar. Às 11 horas tomava banho, tratava do cabelo e da maquilhagem e tomava um estimulante vodka às 12 e 30. Às 13 almoçava com a mãe, a rainha[-mãe] Isabel. É assim que Craig Brown, autor do livro Ma’am Darling: 99 Glimpses of Princess Margaret (Penguin), descreve a rotina matinal da princesa Margarida [Glamis, Reino Unido, 1930 - Londres, 2002], no ano de 1955, altura em que esta tinha 25 anos. Embora a rotina matinal da irmã da rainha Isabel II até possa despertar alguma curiosidade, ela reflecte uma vida sem a pressão de horários ou obrigações familiares que a grande maioria das pessoas, hoje, nem aos fins-de-semana consegue imitar. A pensar a rotina matinal de uma perspectiva bem diferente, Benjamin Spall e Michael Xander acabam de lançar o livro My Morning Routine – How Successful People Start Every Day Inspired (Penguin). O livro é composto pelos testemunhos de várias pessoas com vidas bem diferentes, mas todas com carreiras profissionais bem-sucedidas. Um dos autores, Spall, contou em entrevista à Máxima que, antes do livro, este projecto já tinha um espaço próprio online. "Há cerca de cinco anos e meio, li um livro chamado The Power of Habit, de Charles Duhigg. No livro, Duhigg descreve um hábito como uma simples sugestão, seguida de uma rotina, seguida de uma recompensa. Foi por essa altura que o meu agora co-autor, Michael Xander, veio falar comigo. Ele estava interessado na ideia de uma série de entrevistas sobre hábitos matinais. Decidimos que a forma mais prática de falarmos deste assunto seria perguntar às pessoas as suas rotinas matinais e assim nasceu mymorningroutine.com". Benjamin Spall é escritor e Xander diz-se um "fazedor de coisas" e um "nómada digital" que já viveu em várias cidades. Começaram por entrevistar apenas amigos, mas ao fim de um mês de actividade do site começaram a surgir pedidos de pessoas que queriam participar, preenchendo um formulário que os autores publicaram online. Ao fim de dois anos, os autores começaram a levar mais a sério a escolha dos entrevistados, primeiro tendo por base entrevistas e depois contactando pessoas por quem tinham curiosidade, independentemente da área de atividade, explica Spall. Depois de uma selecção das várias entrevistas que já tinham no site (já são quase 300), os autores lançaram, em maio deste ano, o livro My Morning Routine – How Successful People Start Every Day Inspired e o jornal Financial Times destacou-o, de imediato, como um dos livros do mês.
Manhãs gloriosas, hábitos matinais para um dia de sucesso
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"