
A SÁBADO é todos os dias. Restringir telemóveis aumenta sociabilização, mas também agressividade
As notícias desta manhã.
As notícias desta manhã.
Medida trará mais desafios para os diretores de turma, que terão de lidar com mais conflitos. Já os pais, terão de servir de "treinadores", visto que as crianças poderão recorrer mais aos smartphones em ambiente familiar.
Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.
Mesas de matraquilhos e torneios – tudo vale nos novos recreios. A partir de 11 de setembro já não entram smartphones no 1º e 2º ciclo. Fomos conhecer quem já combatia o vício dos ecrãs e saber como se vão adaptar os agrupamentos.
Os telemóveis serão proibidos na escola para alunos até ao 6º ano e Governo recomenda que os do 3º ciclo deverão ter medidas restritivas.
Marcelo Rebelo de Sousa salienta que este diploma mereceu o parecer favorável do Conselho das Escolas e considera que poderá "proporcionar uma experiência, passível de avaliação ulterior, de potencial interesse pedagógico".
O psicólogo tem novo livro onde defende que os pais devem cometer erros, as crianças têm de ter menos horas de trabalho e que os telemóveis são poderosos como uma droga
O Conselho de Ética para as Ciências da Vida aplaude a medida do Governo mas considera-a "insuficiente". Está a trabalhar com o Comité Espanhol de Bioética para emitir recomendações ibéricas sobre o assunto e propõe a criação de uma rede social pública financiada por fundos europeus.
Segundo as conclusões do estudo do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas mais de metade das escolas que proibiram o uso de 'smartphones' relataram uma diminuição do 'bullying' e da indisciplina do 2.º ciclo ao secundário, e na esmagadora maioria os alunos passaram a socializar mais durante os intervalos, a realizar atividade física e a usar os espaços de jogos no recreio.
"Criou-se um perfil deste sujeito como um pedófilo, um abusador, e, apesar de não ser flor que se cheire, quer se dizer que porque ele é estas coisas e viveu ali perto está relacionado. Não, não há nada que o relacione, nem as antenas de telemóveis", revelou Gonçalo Amaral no NOW.
Os investigadores acreditam que em vez da repressão, deve haver um diálogo intergeracional que promova a confiança e leve a uma aprendizagem de ambos: Os mais novos podem aprender a usar as ferramentas em segurança e os pais e professores podem descobrir novas redes sociais.
A diversão noturna pode ter os dias contados: culpa da inflação, da insegurança e dos telemóveis – bolhas para os adolescentes. Um dos principais nomes do movimento do futurismo no Brasil e na América Latina explica à SÁBADO a tendência mundial.
São 133 cardeais a votarem (e também elegíveis). Até sair fumo branco do Vaticano, têm de viver dias de clausura: são afastados dos telemóveis, da rádio e da TV. Descansam em suítes e fazem refeições equilibradas. Há quatro portugueses no processo, revestido de secretismo e formalidades.
À noite, pode acender velas (com cautela) e lanternas a pilhas. Jante uns enlatados, ou uma salada e oiça rádio – como antigamente. Prioridade: ativar o modo de poupança dos telemóveis.
O Ministério da Educação diz ter assumido o compromisso de divulgar os resultados apenas após o final do ano letivo, depois de o Movimento "Menos Ecrãs, Mais Vida" ter acusado a tutela de ainda não ter apresentado o estudo sobre o uso de telemóveis nas escolas, que, segundo o movimento, deveria ser conhecido até finais de março.