Sábado – Pense por si

SIGA-NOS NO WHATSAPP
Não perca as grandes histórias da SÁBADO

Telemóveis "burros" até aos 14 anos

Os smartphones são apenas para os mais velhos. Um movimento de pais da Escola Alemã de Lisboa defende que seja adiada a exposição aos ecrãs e às redes sociais, durante a infância e pré-adolescência. Até lá, os dumbphones (sem acesso às redes) podem ser a resposta.

Matilda tem 12 anos, e contrariando as modas dos telemóveis de última geração, a pré-adolescente tem um antigo, herdado do pai em agosto. O dispositivo lançado em 2017 (um iPhone 8, a versão atual é a 16) ficou reduzido ao básico: estar contactável. Não tem acesso à Internet. Os pais apagaram várias funcionalidades, para que ela não corresse o risco de dependência. “As funcionalidades foram limitadas ao essencial, e bloqueei o acesso à Internet. Não tem apps sociais, nem WhatsApp”, explica à SÁBADO o pai, João Dias, gestor, de 46 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login